Sucessão municipal a vista
FOCO NO PODER
Por Dilvan Coelho
Dilma vira o jogo e assume a liderança
Segundo o Datafolha, a seis dias da eleição, pela primeira vez, Dilma assume a liderança, mas, a disputa ainda continua empatada tecnicamente: 52% a 48%. A principal razão de acontecer isso, segundo alguns analistas, foi o desempenho do governo que voltou a crescer e está com 42% de ótimo/bom depois que o povo foi pra rua em junho de 2013. Outro fator que pode ter influenciado foi Lula ter entrado na campanha e convocado a militância de forma forte, dando um verdadeiro puxão de orelha e pedindo para os petistas irem para rua e não fazer carreata, mas, passeata, conversando com os eleitores. Nas duas outras pesquisas anteriores do Datafolha, Aécio estava na frente de Dilma com 2%. Vai ser difícil Aécio reverter a tendência.
Quadro político em Teixeira
Quem mais saiu fortalecido das urnas em Teixeira de Freitas foi Uldurico Pinto, que conseguiu o feito de eleger o filho, com apenas 22 anos, deputado federal, o mais jovem do Brasil. Depois de Uldurico, Marta Helena saiu fortalecida, pois obteve 17% dos votos locais, seguida por Lucas Bocão, com 15%. Timóteo Brito, mesmo sendo o mais votado, com 21%, perdeu metade dos votos que obteve na eleição de 2010, quando conseguiu 42% dos votos válidos. O prefeito João Bosco, eleito com 58% dos votos de Teixeira, não conseguiu dar uma votação expressiva a seus candidatos a deputado: Erlita Freitas teve 9% e Josias Gomes 3,5%.
Sucessão municipal a vista
Depois da última eleição, começou a corrida para saber quem poderá ser candidato a prefeito nas diversas cidades pelo Brasil a fora. Essa eleição serviu para mostrar quem tem respaldo popular para disputar a próxima eleição de prefeito. Em Teixeira de Freitas, duas lideranças continuam sendo atores importantes no processo político da cidade – Uldurico Pinto, devido aos meios de comunicação e agora com o mandato de deputado federal do filho, e Timóteo Brito, por conta do eleitorado fiel que continua seguindo sua orientação. Além deles, há Marta Helena, que mostrou musculatura para disputar a eleição de prefeita. Além destes nomes, sem dúvida, o prefeito João Bosco, devido ao peso da máquina, é um forte candidato a reeleição e poderá ser reeleito se tiver vários candidatos na disputa. Fala-se muito num nome novo, mas, ainda não existe nenhum com densidade eleitoral a vista.
Dilma ganhando é melhor para a Bahia
Rui Costa foi eleito governador da Bahia, por isso, se Dilma ganhar é melhor para o Estado. Mesmo porque Jaques Wagner é um nome cogitado para ser um ministro forte no governo de Dilma. A Bahia deverá dar a ela uma votação expressiva e será decisiva na reeleição da presidenta, que pode ter mais de 70% dos votos baianos. Até mesmo nas cidades mais importantes da Bahia governadas pelo DEM Dilma deverá ganhar de Aécio Neves, que é Salvador e Feira de Santana. Caso se confirme a vitória da petista, Rui Costa terá respaldo para fazer um bom governo, mesmo porque ele é um excelente técnico e deverá nomear um secretariado visando mais o aspecto técnico do que o político, como geralmente acontece com os governos petistas.
Desenvolvimento da região Sudoeste
A região Sudoeste da Bahia, cuja cidade mais importante é Itapetinga, vivencia uma grave crise de desemprego causado pelo fechamento de várias unidades industriais da Azaleia em diversos municípios. A indústria que chegou a gerar 22 mil empregos, hoje detém apenas 4 mil na sede em Itapetinga. Está sendo debatido um Plano de Desenvolvimento Econômico Social visando buscar alternativas para suprir o número de empregos perdidos. Além de buscar aproveitar melhor a cadeia produtiva da pecuária tanto de corte como de leite, a diversificação da produção agrícola quebrando o monopólio da pecuária incentivando os pequenos proprietários a produzir outras culturas através do associativismo com apoio da Coopardo – Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo, a maior cooperativa do Norte e Nordeste do País, que hoje tem mais de 2.000 associados.