Askatef participa de exame de graduação
A Askatef participou no domingo, 14 de dezembro, na cidade de Eunápolis, do 3º exame de graduação superior para faixas pretas, pela FEBAKI-Federação Estadual Baiana de Karatê Interestilos, filiada a CBKI – Confederação Brasileira de Karatê Interestilos.
Foram oito faixas marrons que prestaram exame para faixa preta 1º Dan e três professores que prestaram exame para 2º e 3º Dan. O Sensei Adenilson de Posto da Mata fez de 2º para 3º Dan, a sua filha Steffani de 1º para 2º Dan, e o Sensei Erion de Monte Pascoal de 1º para 2º Dan. Entre eles estavam dois atletas de Teixeira de Freitas, os mais novos faixas pretas da cidade, os atletas Taigan Gomes Cardoso, de 22 anos, filho de Almerinda Gomes Cardoso, e Henrique Bomjardim Santos, filho de Ivanete Santos Bomjardim, de 15 anos, que há 9 treina karatê na Askatef pelo projeto social “Lutando e educando”, em parceria com AJARP- Associação dos Moradores do Bairro Jardim dos Pássaros, com o professor e pai o Shihan Edilson R. de Souza ( Bruce) passando por todos as etapas de exames de faixas coloridas e campeonatos a nível municipal, estadual e nacional, para ter bagagem e conhecimento para chegar o dia de prestar seu exame para faixa preta, diante da banca examinadora da federação, composta pelo professores mais graduados do extremo sul baiano: Sensei Paulo Gomes, faixa preta 3º Dan e presidente da FEBAKI. Sensei Manoel Matias, faixa preta 4º Dan, e o Shihan Edilson R. de Souza faixa preta 5º Dan e diretor de árbitro da Febaki.
Os atletas na primeira fase fizeram a prova de conhecimentos gerais sobre karatê moderno e regras de arbitragem, na segunda etapa do exame, todos tiveram de quebrar três tábuas usando as mãos e os pés, na terceira, mostraram seus conhecimentos através dos movimentos de kihons e katas para a banca examinar, já na quarta etapa mostrou porque eles poderiam ser aprovados paras faixas pretas, com as lutas de Shiai Kumite, que é luta de competição. E Jiu kumite, que é luta livre sem luvas e capacete, onde são avaliadas a força e resistência dos atletas.
O avaliador oficial Shihan Bruce falou porque todos foram aprovados pela banca examinadora da Febaki, uns com as notas mais altas e outros com as notas mais baixas, mas todos apresentaram bem, diante do que foi solicitado pela federação.
A família Askatef agradece aos patrocinadores do atleta Henrique Bomjardim Santos, a Estética Bem Estar e Pimenta Celular.
Academia Askatef estará em recesso do dia 16 de dezembro e retornar dia 13 de janeiro de 2015. OSS!