Após ataque a Kombi, índios interditam estrada de Cumuruxatiba
Índios do grupo Pataxó interditaram da manhã de quinta-feira, dia 24, o acesso à estrada litorânea, em Cumuruxatiba, município de Prado. A ação pode ser uma resposta ao crime ocorrido horas antes contra um veículo a serviço da Secretaria Estadual de Educação para o serviço de transporte escolar dos índios.
Na noite de quarta-feira, bandidos saíram do mato com arma de fogo em punho, atiraram contra uma Kombi que transportava alunos indígenas e depois atearam fogo.
De acordo com a imprensa local, a região se tornou alvo do conflito de terra após a divulgação de relatório reconhecendo o território como Terras Indígena Comexatiba.
Proprietários e produtores rurais repudiaram a violência contra a comunidade indígena, manifestando contrários ao ato cometido por bandidos.
De Salvador, o e x-secretário do Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR), Wilsinho Brito, disse que “não há ação agressiva por parte dos produtores e proprietários rurais que têm seus bens envolvidos na ação de demarcação movida pela Funai. Estes pradenses optaram em defender os seus direitos dentro da legalidade”.
Com informações do Primeiro Jornal