Alimentos apreendidos em mercados de Teixeira de Freitas em 2014 não têm relação com a antiga DIREC 09
A matéria veiculada por este portal de notícias no dia 05/09/2014, a qual dava conta que a alimentação irregular apreendida em supermercados de Teixeira de Freitas tinha relação com a extinta Diretoria Regional de Educação – DIREC 09 foi equivocada, uma vez que, conforme Resolução FNDE CD 26/2013, as Unidades Estaduais de Ensino recebem os recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE em conta da escola, onde quem administra tais recursos é cada Diretor de Unidade de Ensino.
Desta forma, reafirmamos que nenhum recurso destinado à alimentação escolar das Unidades Estaduais passou pela DIREC 09, hoje, Núcleo Regional de Educação – NRE 07. Assim sendo, a ex-diretora da DIREC 09, Lia Assunção, não teve qualquer responsabilidade sobre a alimentação das escolas que estão sob jurisdição da antiga DIREC.
Como já havia informado o Delegado Bel. Marcus Vinícius Costa, os alimentos apreendidos naquela ação nem eram oriundos do Estado da Bahia.
Entenda o Caso
Dono de supermercados que comercializavam merenda escolar é ligado a Valmir Assunção e João Bosco
Desde a sexta-feira, 29 de agosto, que muito se comenta em todo o Brasil sobre a operação do Ministério Público em parceria com a Polícia Civil e Militar, que apreendeu cerca de duas toneladas de alimentos desviados da merenda escolar que estavam sendo comercializadas em supermercados de Teixeira de Freitas.
Ainda há muita especulação sobre quem seria o responsável pelo desvio da merenda escolar, há também um questionamento muito grande, sobretudo pela direção do Sindec (Sindicato dos Empregados no Comércio) sobre o porquê prenderam apenas os funcionários dos supermercados e nada foi feito com os legítimos proprietários dos estabelecimentos.
Nossa reportagem conseguiu averiguar que os três estabelecimentos onde foram encontrados os produtos desviados pertencem a mesma pessoa, um cidadão conhecido como Antônio Reis, que é filiado ao PT, gente de confiança do deputado federal Valmir Assunção, que teria sido nomeado por Valmir em conformidade com o prefeito de Teixeira de Freitas João Bosco, coordenador da campanha do PT no Extremo Sul da Bahia. Ele coordena tanto a campanha de Valmir Assunção, quanto à de Erlita Freitas, candidata apoiada por João Bosco, e do candidato a governador Rui Costa, todos do PT.
Os supermercados onde a merenda escolar desviada foi encontrada foram Supermercado Colina Verde ( no Colina Verde), Supermercado Teixeira ( na rua Sargento Pedro, no São Lourenço) e Supermercado Distrisul ( do lado do mercadão municipal), ambos de propriedade do senhor Antônio Reis, que aparece sempre nas postagens feitas por pessoas ligadas a João Bosco e Valmir Assunção.
Nossa reportagem teve acesso a fotografias, que você pode observar abaixo, onde Antônio Reis aparece ao lado de Valmir Assunção e outros petistas, entre eles Dalvadisio Lima, candidato do PT apoiado por Valmir Assunção em Itamaraju nas ultimas eleições. Em outra imagem, Antônio Reis, que em ambas as imagens está de vermelho, aparece ao lado de Anizeto Surlo, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itamaraju, também filiado ao PT.
Outro detalhe interessante de toda essa história é que a diretora da Direc 9 é Maria Assunção, conhecida como Lia Assunção, irmã do deputado Valmir Assunção, que, em tese, seria responsável pela merenda escolar do Extremo Sul.
Resta saber agora se, apesar de todas essas coincidências, alguns dos referidos nomes foram pelo menos intimados a prestar depoimento. Valmir Assunção tem ligações diretas com a administração do prefeito João Bosco, tanto que indicou membros do seu governo, a exemplo do secretário de Meio Ambiente Arnaldo Ribeiro Júnior, o “Arnaldinho”, além de outras pessoas que estão nomeadas em outros setores da administração.
Em nota publicada essa semana pela assessoria de João Bosco, o prefeito alegou não haver qualquer ligação entre a merenda desviada e sua administração, apontando que o material era do Estado, que, neste caso, seria de responsabilidade de Lia Assunção, irmã de Valmir Assunção e indicada por ele para direção da Direc.
Por Jotta Mendes/Repórter Coragem