Dr Ronei Jorge Cunha Moreira recusa convite para ser candidato a prefeito de Teixeira de Freitas
Era aguardada com grande expectativa nos bastidores políticos de Teixeira de Freitas, a resposta do juiz Dr Ronei Jorge Cunha Moreira titular da 183ª Zona Eleitoral de Teixeira de Freitas, sobre o convite formulado pelo DEM no ultimo dia 28 de setembro, para que o mesmo fosse candidato a prefeito pelo partido.
Quando foi convidado Dr Ronei pediu para pensar, um dos motivos que o motivaram a não dar uma resposta imediata, foi a titularidade da Justiça Eleitoral, no entendimento do juiz, antes de dar uma resposta positiva, ele precisaria se desincompatibilizar da Justiça Eleitoral, haja vista que em tese ele é o juiz responsável pelo próximo pleito, que já está em vigor com os prazos para filiações eleitorais, transferências de títulos e até tirar a primeira via do titulo de eleitor.
No entanto, cerca de 20 dias após o convite, o juiz chega a uma decisão, depois de analisar diversos aspectos de uma possível candidatura, Ronei chegou a conclusão que não é o momento para uma eventual candidatura, porem, não descartou a possiblidade de que venha a ser candidato em eleições futuras.
Quando nos comunicou de sua decisão, questionamos o juiz, se haveria algum motivo em especial na recusa em aceitar o convite do DEM? Ele nos respondeu assim, “Não, apenas achei que não é o momento. Além do mais estou juiz eleitoral e eticamente não é conveniente e nem correto lançar-me candidato nesta condição. Não descarto, no entanto, de uma candidatura mais pra frente, quem sabe até a Deputado Estadual, Vereador, etc” concluiu Dr Ronei.
A negativa de Dr Ronei faz com que o DEM volte à estaca zero, sem um nome para disputar as eleições majoritárias em Teixeira de Freitas, restando saber agora qual seria a estratégia do partido, se realmente o partido tem pretensões de ser protagonista em Teixeira de Freitas em 2016, caso não tenha o DEM poderá compor outros partidos que terão candidato, com restrição apenas do PT, que o partido a nível de estado não aceita fazer qualquer coligação.
Em contato telefônico com a direção do DEM, fomos informados que o partido será sim protagonista na próximas eleições, terá um nome na disputa pela prefeitura de Teixeira de Freitas e contará com apoio da liderança estadual do partido, lideranças tais como ACM Neto, Aleluia e outros nomes, já confirmaram com a direção municipal, que virá a Teixeira de Freitas apoiar o nome que o partido escolher.
Como o prazo para filiação é março de 2016, o partido terá tempo para convencer o provável nome que disputará as eleições 2016, a direção municipal também se comprometeu com nossa redação a anunciar este nome nos próximos dias.
Por Jotta Mendes/Repórter Coragem