Violência contra a mulher é tema da redação do Enem 2015
O tema da redação do Enem 2015 é “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) minutos depois do fechamento dos portões do segundo e último dia de provas, na tarde deste domingo (25), que ocorreu às 12h (hora de Salvador e 13h horário de Brasília).
Os candidatos deverá fazer um texto dissertativo-argumentativo, com base em textos de apoio apresentados no caderno de prova. Somada às 45 questões de Matemática e 45 de Linguagem, os estudantes terão ao todo 5h30 para concluir a prova. O Inep ainda não tinha divulgado o conteúdo nos textos de motivação. “Na prova de redação são avaliados aspectos relacionados às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Os participantes devem defender uma tese – uma opinião – a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual”, afirma o Inep.
No sábado (24), primeiro dia de prova, repercutiu nas redes sociais outra questão concernente às mulheres na prova de Ciências Humanas. A questão 1 era sobre feminismo e citava frase célebre da filósofa Simone de Beauvoir – “Não se nasce mulher, torna-se mulher”.
Fonte Bahianoticias