Definidas as oito melhores seleções do certame
A rodada de volta da quinta fase do Campeonato Intermunicipal disputada neste domingo (25), não trouxe nenhuma surpresa.
As equipes mandantes fizeram valer a prerrogativa de jogar em casa, e a maioria se deu bem, exceto, Santo Antônio de Jesus, Uruçuca e Remanso.
Após empatar por 01 x 01 no jogo de ida, em casa, a seleção de Santo Antônio de Jesus mandou pra casa Ibirataia, na casa da adversária, com um triunfo por 01 x 00.
Das 8 seleções classificadas para as quartas de final, 5 conquistaram suas vagas diante das suas torcidas.
Uruçuca e Remanso sofreram derrotas, mas construíram suas classificações com os resultados dos jogos de ida.
Uruçuca, que aplicou a maior goleada da rodada de ida, 05 x 01, foi derrotada pelo placar mínimo por Valença, mas se deu bem no saldo de gols, 03 a favor contra -3.
Remanso, que derrotou Conceição do Coité por 03 x 00 na primeira partida, perdeu neste jogo da volta por 02 x 00 e também ficou com a vaga na disputa do saldo de gols, 01 contra – 01.
A partida mais disputada da rodada acompanhamos em Itamaraju, o duelo Itamaraju x Itororó só foi decidido nos dois últimos minutos quando Itamaraju marcou o gol que levaria a decisão para os tiros livres da marca do Pênalti.
Itamaraju mandou na partida o tempo todo, mas só fez o gol que levou a decisão para os pênaltis, devolvendo a derrota do último domingo em Itororó, as 49 min, já que o árbitro Moisés Ferreira Simão de Maracas, que por sinal não foi bem na partida, deu 06 min de acréscimo devido à paralisação da partida que se deu aos 32 min do segundo tempo.
Aliás, só essa paralisação cujo motivo foi à queda de parte do alambrado, após pressão da torcida sob o assistente 02 que deu um impedimento que não houve contra Itamaraju motivando a anulação de um gol, durou 08 min, tiveram outras, uma das quais, proporcionada pelo seu fraco desempenho do árbitro na partida, confuso, e às vezes sem saber qual decisão tomar, além de paralisações por contusões, cera e substituições, ao pé da letra 12 min de acréscimo seria o correto, mas cadê a coragem para cumprir a regra que ele não teve. Nos pênaltis Itamaraju venceu por 05 x 03 e ficou com a vaga.
Santo Amaro, que também encontrou dificuldades contra Euclides da Cunha, fora de casa, no primeiro duelo (empate de 01 x 01), contou com a força da torcida para vencer por 03 x 01 e confirmar seu favoritismo de única seleção invicta e de melhor campanha na primeira fase.
A seleção de Feira de Santana, Eunápolis e Catu foram as três que tiveram 100% de aproveitamento nas oitavas de final. Ambas venceram os dois jogos.
Feira fez 01 x 00 fora de casa e neste domingo voltou a vencer Itapetinga, mas por 03 x 00.
Catu derrotou Lauro de Freitas por 02 x 01, no confronto de ida, e desta vez fez 02 x 00.
A boa seleção de Eunápolis, que superou Coaraci por 03 x 01, na casa da adversária, voltou a ganhar, mas por 02 x 00 em casa e entra na briga da próxima fase como uma das forças da temporada.
Agora as oito seleções que seguem vivas na disputa pelo título voltam a campo no próximo domingo (1/11), para os primeiros dos dois embates das quartas de final.
Os duelos pelas quatro vagas na semifinal serão os seguintes:
Santo Amaro x Santo Antônio de Jesus
Uruçuca x Remanso
Eunápolis x Feira de Santana
Catu x Itamaraju
Para a definição da ordem dos confrontos, quem decidirá em casa ou não, a Federação Baiana de Futebol (FBF) utilizou a média aritmética das campanhas das classificadas, como sinalizado no regulamento.
O procedimento foi o mesmo utilizado nas últimas fases da competição.
Confira a formação dos confrontos de ida e volta:
IDA
- Santo Antônio de Jesus x Santo Amaro
- Remanso x Uruçuca
- Eunápolis x Feira de Santana
- Itamaraju x Catu
VOLTA
- Santo Amaro x Santo Antônio de Jesus
- Uruçuca x Remanso
- Feira de Santana x Eunápolis
- Catu x Itamaraju
Por Jornal Tribuna do Esporte/FBF