Pestalozzi celebrou 28 anos de atividade em Teixeira
A Associação Pestalozzi de Teixeira de Freitas celebrou 28 anos de atividade no município com a realização de uma reunião estendida na Câmara Municipal, na manhã do último dia 23. O evento deu-se sob a temática “Respeito às diferenças, sementes do amanhã”.
O Coro da Pestalozzi abriu os trabalhos ao interpretar o hino de Teixeira de Freitas e também a música “A Paz”, em menção ao programa Paz nas Escolas, instituído pelo Governo Municipal para a implantação da Cultura da Paz e Não violência nas Unidades de Públicas de Ensino.
A presidente da Pestalozzi Maria Luiza Zanon Dallorto em pronunciamento relembrou a fundação da Associação com um grupo de mães e cerca de 20 assistidos. Atualmente mais de 200 crianças e jovens utilizam os serviços. Ela contou que o modelo adotado é fundamentado na teoria do humanista e pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi e trabalha para combater o preconceito, engajar familiares e sociedade e crendo no princípio da isonomia da educação.
Ainda durante os pronunciamentos, o secretário municipal de Educação e Cultura Ariosvaldo Alves Gomes descreveu o trabalho dos pestalozzianos como “transcendente ao amor”, ele lembrou ainda o compromisso que já virou lema do Governo Municipal em cuidar das pessoas e citou Gandhi ao falar ao falar da paz:
“Não há um caminho para a paz, a paz é o caminho” e completou dizendo que “todos temos que ser agentes da paz”.
Durante o evento os assistidos mostraram suas habilidades com coreografias, músicas, exposição de trabalhos e outras manifestações, como o Elias que desenhou o secretário Ariosvaldo, a Laís que cantou e emocionou a sua mãe e tantas outras demonstrações. Lucimar Ledo, mãe do Caio, deu um depoimento emocionado em que narrou o progresso do seu filho depois de ter acesso aos serviços da Associação. Em homenagem, a presidente Maria Luiza foi homenageada pelo Legislativo municipal com uma Moção de Congratulação.
Por Fernanda Barros