Empresárias baianas vencem etapa nacional do “Prêmio Mulher de Negócios”
Dia de comemoração para duas empresárias baianas que voaram até Brasília para participar da cerimônia de entrega do Prêmio Mulher de Negócios. Nesta quinta-feira (03), no auditório do Sebrae Nacional, Maria de Fátima Paiva, da Cooperativa de Pescadores e Marisqueiros (Repescar), recebeu o troféu Ouro na categoria Produtora Rural. A empreendedora Gilsan Pessoa, da Escola Kennedy foi contemplada com o troféu Bronze na categoria Pequenos Negócios.
Para chegar até a final, as duas foram premiadas com o troféu Ouro, em suas respectivas categorias, na etapa estadual, realizada no mês de dezembro, em Salvador. No total, foram 58 vencedoras estaduais em todo o Brasil e nove premiadas na etapa nacional, nas categorias Microempreendedora Individual, Produtora Rural e Pequenos Negócios.
As vencedoras vão ganhar uma viagem de capacitação empresarial em território nacional, além de um selo do Prêmio Mulher de Negócios.
Para as contempladas com o troféu Ouro, a exemplo de Maria de Fátima, haverá também uma viagem internacional a um centro de empreendedorismo.
Presidente da Repescar, Maria de Fátima foi umas das responsáveis pela retomada do empreendimento há cerca de cinco anos, buscando parcerias e promovendo capacitações. Hoje, a cooperativa, localizada na ilha de Vera Cruz, é autossustentável, mantendo uma ampla carteira de clientes na área de restaurantes.
Já a proprietária da escola Kennedy, Gilsan Pessoa implementou ações de inovação em seu negócio, a exemplo do hotelzinho de crianças para os pais que precisam viajar, além de desenvolver projetos socioambientais.
O Prêmio
Realizado desde 2004, o prêmio vem registrando um aumento no número de participantes. Promovido pelo Sebrae em parceria com a SPM e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), o prêmio tem o objetivo de reconhecer mulheres que transformaram sua realidade por meio do empreendedorismo e que agora são inspiração para futuras empreendedoras.
Em 2015, a premiação contabilizou um total de 13.960 inscrições, crescimento de 21,7% em relação ao ano anterior.
Confira todas as vencedoras:
Categoria: Produtora Rural
OURO
- Maria de Fatima Freitas Paiva
Cooperativa Repescar (BA)
PRATA
- Yara Bento Pereira Sune
Estância Querência (RS)
BRONZE
- Rosely Naomi Takata Tamada
Tamada Plug Plants (SP)
Categoria: Microempreendedora Individual
OURO
- Fabiana Barbosa Cabral
Street Bags (MS)
PRATA
- Thais Sainara Peretto Picaz Bilhalba
Diraça Distribuidora de Rações (RS)
BRONZE
- Marcela Gizzi Mendes
La Gizzi (SP)
Categoria: Pequenos Negócios
OURO
- Jordana de Castro Saldanha Repezza
Salgadart (DF)
PRATA
- Gladys Mariotto Rodrigues
Já entendi (PR)
BRONZE
- Gilsan Pessoa Santos
Escola Kennedy (BA)