Polícia Federal investiga superfaturamento na compra de merenda escolar
Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (7) a 6ª fase da Operação Mar de Lama, realizada pela Polícia Federal, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
A PF cumpre 32 ordens judiciais na cidade.
O objetivo desta fase da operação é desmantelar uma associação criminosa estabelecida que fraudava licitações e superfaturava na compra de merendas escolares. A alimentação é custeada com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Segundo as investigações, algumas empresas agiam em conjunto e contavam com a atuação de servidores públicos municipais da prefeitura.
Os envolvidos estão sendo indiciados pela prática dos crimes de fraude à licitação e associação criminosa.
Foram cumpridos três mandados de prisão temporária, 12 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de proibição de se ausentar de Governador Valadares, seis ordens judiciais de suspensão parcial do exercício de atividade de natureza econômica em relação aos registros de preços mantidos com a municipalidade, uma ordem judicial de suspensão parcial do exercício da função pública da Diretora do Departamento de Suprimentos e Contratos da Prefeitura de Governador Valadares, e seis ordens de bloqueio de ativos financeiros.