Governo se concentra em programa de alfabetização
O Ministério da Educação, depois da reforma do ensino médio, deve se concentrar em um programa de alfabetização e ensino fundamental, a ser desenvolvido em parceria com municípios.
A ideia é ter algo a discutir com os prefeitos eleitos, já no próximo mês de novembro, segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo.
No último mês de março, o MEC (Ministério da Educação), ainda durante a gestão da presidente Dilma Rousseff, já havia anunciado a união de esforços de três programas da pasta para fortalecer a alfabetização de crianças e jovens no ensino fundamental.
“Vamos fazer um programa integrado de apoio à alfabetização e letramento. Estamos pegando tudo que nós temos para dar prioridade a esse desafio”, disse o então ministro Aloizio Mercadante, à época.
O ministério iria integrar o PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) – ação para alfabetizar as crianças até os 8 anos de idade; o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que oferece bolsas para que alunos de licenciatura atuem dentro das escolas públicas; e o Mais Educação, voltado para promover o ensino integral.