Oferta de vagas temporárias está 48,7% menor neste ano
Nesta época do ano tradicionalmente jovens que buscam pelo primeiro emprego, ou pessoas que querem reforçar o orçamento familiar, têm a chance de trabalhar temporariamente no comércio. Porém, no atual cenário, de crise intensa na economia, marcado por problemas como alto desemprego, consumo desacelerado e maior insegurança por parte de empresas e consumidores, o volume de oportunidades para o período foi enxugado.
A expectativa é que o surgimento de vagas temporárias seja 48,7% menor em todo o País, em comparação com o ano passado.
É o que aponta levantamento do BNE (Banco Nacional de Empregos), que tomou como base as vagas anunciadas por agências de trabalho temporário cadastradas no site da instituição.
Como ocorre em todos os anos, o Diário entrou em contato com os shoppings da região, e apurou, até o momento, 507 oportunidades, sendo 357 no Mauá Plaza Shopping e 150 no Shopping Praça da Moça, em Diadema. No mesmo período em 2016, a equipe de reportagem havia apurado a disponibilidade de 450 postos no Shopping Metrópole, em São Bernardo.
No entanto, para efeito de comparação, em 2014 as chances totalizavam 2.100 (quatro vezes mais do que hoje) e, em 2013, 4.067 (oito vezes mais).
De acordo com pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), oito em cada dez empresários não contrataram para o fim do ano nem pretendem ampliar o quadro de funcionários.
Confira dicas para ter mais chances
A oferta de emprego temporário, principalmente no mercado varejista, tende a aumentar sempre no segundo semestre de cada ano, quando a expectativa dos lojistas e empreendedores cresce e a vontade de compra aumenta, com as festas de fim de ano, como Natal e Ano-Novo, e de pagamentos extras, como o 13º salário e bonificações.
Neste período, porém, algumas pessoas que ocupavam os cargos temporários acabam sendo efetivados, pois a demanda do estabelecimento pode aumentar e o destaque do profissional pode chamar a atenção do empreendedor.
Por isso, o portal Vagas disponibiliza algumas dicas para ter mais chances de se manter no emprego. Geralmente, os ramos que tendem a contratar mais são os de roupas, brinquedos e alimentação e , por isso mesmo, tendem a efetivar alguns dos temporários.
Antes de entregar o currículo, o portal orienta a preparar modelo especial para a ocasião. Embora algumas vezes esse tipo de emprego não exija experiência, crescem as oportunidades ao lembrar de colocar trabalhos semelhantes ao pretendido, ou que tenham sido temporários também.
Além disso, é importante sempre analisar o posto, a remuneração e os direitos como funcionário temporário antes de se candidatar.