Bahia

Governo da Bahia inaugura serviços de tomografia em mais dois hospitais na capital

07/01/2019 - 14h50

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) inaugura amanhã, terça-feira, 8 de janeiro, e quarta-feira, 9, em Salvador, os serviços de tomografia computadorizada dos hospitais Manoel Victorino e Eládio Lassére. A novidade possibilitará ampliar o volume de cirurgias, e garantir maior precisão no diagnóstico, evitando ainda que pacientes sejam transferidos para outras unidades a fim de realizar exames de alta complexidade.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “esses são os primeiros equipamentos de tomografia das duas unidades hospitalares, todos com 16 detectores, que proporcionarão exames rápidos e com alta resolução. É possível fazer reconstruções em múltiplos planos, inclusive, 3D, ajudando o médico na tomada de decisão e na realização de cirurgias”, explica Vilas-Boas, ao pontuar ainda que o investimento entre obras e equipamentos foi superior a R$ 3,3 milhões.

Para o paciente, a tecnologia representa rapidez e segurança nos resultados, menores doses de radiação e menos tempo de internação. Como os equipamentos possuem uma capacidade superior a 1.200 exames por mês, facilitará a programação cirúrgica dos pacientes, sobretudo de ortopedia.

A rapidez na aquisição das imagens nos permite melhor caracterização no padrão de vascularização das estruturas viscerais assim como vasculares, proporcionando maior segurança no diagnóstico e manejo cirúrgico”, afirma a médica radiologista do Hospital Manoel Victorino, Sirlene Borges, ao lembrar ainda que é possível realizar exames de angiotomografia.

HISTÓRICO DE INVESTIMENTOS

A implantação e renovação do parque de imagem dos hospitais estaduais na Bahia ocorre de modo acelerado. Já foram investidos mais de R$ 120 milhões em obras e na aquisição de equipamentos de ressonância magnética, tomógrafos, raios-x e mamógrafos, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem. Outro número expressivo é o de exames, que já supera a casa de 1 milhão, desde o início da implantação em 2016.

Com atuação em 11 unidades estaduais, a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) e o Governo da Bahia, que formam a Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem, ampliaram a capacidade de atendimento à população, reduziram custos e promoveram melhorias nos serviços prestados.

Os resultados são expressivos e a população é a principal beneficiada, visto que os exames de ambulatório são laudados no máximo em 48 horas, enquanto os exames de urgência e emergência, em uma hora, sendo o tempo máximo admitido de duas horas. Isso é mais ágil que qualquer clínica ou hospital privado.

Atualmente são 15 ressonâncias públicas no Estado, sendo sete da PPP, outras sete instaladas em policlínicas e uma no Hospital Ana Nery.

Nos próximos seis meses, outras quatro ressonâncias entrarão em operação com a inauguração de novas policlínicas. Além disso, o melhor tomógrafo do Norte-Nordeste está instalado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), com 256 detectores. Também são feitas ressonância e tomografia cardíaca, angiotomografia e angioressonância.

SERVIÇO

  • O quê: inauguração dos serviços de tomografia computadorizada dos hospitais Manoel Victorino e Professor Eládio Lassérre

  • Quando: 08/01 (Manoel Victorino) e 09/01 (Eládio Lassérre), ambos às 9h

  • Endereços: Praça Conselheiro Almeida Couto – Nazaré (Manoel Victorino), Cajazeiras II, setor IV (Eládio Lassérre)


Por Ascom Sesab

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem

Curta, deixe nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos



Deixe seu comentário