Colunistas

Corrupção o mal que destroem o Brasil

03/02/2015 - 11h19
Coluna Pensando com Coragem

Olá amigo, estamos de volta em mais uma semana, agora já no mês de fevereiro, quando o ano de fato começa. Diz à lenda que o ano no Brasil começa depois do carnaval, o carnaval ainda será daqui a 15 dias, mas para quem estuda o ano já começou. Essa semana as aulas voltam, deputados foram empossados e a vida no Brasil começa a girar.

O Brasil está vivendo dias difíceis; o que tudo indica, irá piorar. O atual estado do Brasil só tem um diagnóstico: “Corrupção”.  O povo brasileiro ainda não se deu conta do tamanho da corrupção que acontece neste país.

Na verdade, o Brasil é um país que foi gerado sobre o cerne da corrupção, o que faz do Brasil um país corrupto por natureza.

A corrupção não acontece apenas quando o político rouba verbas públicas, a corrupção existe desde o momento em que você chega por último, mas, quer ocupar o primeiro lugar na fila, quando você fura o sinal vermelho, faz um gato de energia, rouba a água do vizinho, ou até da concessionária, recebe um troco errado e não devolve, encontra algo perdido e não devolve, mesmo sabendo quem é o dono.

A corrupção existe também quando você por conhecer o policial que lhe abordou, pede pra que ele não multe seu veículo, quando você oferece vantagem ao policial em questão. Tem muita coisa que o brasileiro faz achando que não, mas é corrupção. Para extirpar a corrupção do país, seria necessário banir alguns vícios danosos de nossa convivência.

Se você faz alguma coisa das quais citei acima, você é corrupto Eu mesmo admito que às vezes faço alguma das coisas que listei. Existe até uma campanha do Ministério Público que diz o seguinte, “O que eu tenho a ver com a corrupção”? Acho que tudo, pois se faço alguma coisa para obter vantagens indevidas, estou contribuindo para corrupção.

Quando a pessoa vota no político para obter vantagens, que vão desde dinheiro que ele ofereceu , a emprego e outras vantagens pessoais, esta pessoa está sendo corrupta.

O político, quando rouba, ele o faz para de certa forma poder oferecer vantagens aos seus “eleitores”, que só votaram nele em razão das vantagens por ele oferecida. Oferecem misérias aos eleitores. E vantagens bem maiores são oferecidas aos seus “padrinhos” e companheiros de campanha.  Pois sem o apoio destes eles seriam banidos da vida política.  Talvez seja esta a explicação para políticos que não fazem nada pelo povo se perpetuar no poder.

Existem alguns políticos aqui em nossa região que não fazem nada em benefício da região e vem se perpetuando no poder. Políticos que governaram durante 8 anos sobre efeito de liminar, em razão de ter sido cassado por irregularidade em sua gestão, que agora foi eleito para outro cargo.

Então eu pergunto; quem vota num político desses é honesto?

Tenho minhas dúvidas, porque se sei que o político tem vida suja, governa sob liminar e voto nele, estou sendo tão corrupto quanto ele. Que me perdoe os eleitores do chamado “Pombo Sujo”, mas vejo que quem votou nele, não vai se assustar quando virem seu nome nas capas dos jornais como envolvido em corrupção.

Quem votou em Dilma em razão de algum benefício que recebe, ou que por ventura tem pretensão de receber um dia, mostrou ser corrupto, quem votou porque conseguiu fazer faculdade em razão das “facilidades”, oferecidas pelo governo, isso também é corrupção.

Ao criar o “Bolsa Família”, Prouni, Fies, Minha Casa, Minha Vida e outras vantagens, o governo jamais pensou em realmente favorecer o pobre. O que eles pensaram foi em legalizar a compra de votos, quem recebe qualquer um dos benefícios listados acima, ou outro que o governo oferece, dificilmente vota contra o governo. Esses programas chegam a ser captação ilícita de sufrágio, ou compra de votos, para ficar mais claro.

Quem não se lembra de Dilma acusar seus adversários, de que eles acabariam com o bolsa família, caso ganhassem a eleição?

Ela usou estes programas para captar ilicitamente o voto dessas pessoas.

A grande questão é: as pessoas que votaram em Dilma em razão destes benefícios podem cobrar alguma coisa dela?

Claro que não, ao fazer isso você simplesmente aprovou o roubo na Petrobras, ainda deu aval para que outros roubos sejam articulados pela turma da presidente.

O PT defendia o povo antes de entrar no poder, depois que entrou passou a defender os corruptos, para se perpetuar no poder; corrompeu o povo, dando-lhe migalhas. Tem muita gente que se conforma apenas com o que recebe do governo, através do bolsa família e outros benefícios; já existem outros, que não são corruptos e preferem viver do suor do seu rosto.

Quem votou pelo Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e outros, não tem direito de reclamar de estradas, não tem direito de reclamar da saúde, não pode se assustar quando ver escândalos de corrupção, não pode reclamar da precariedade de nossa educação, não pode chorar pela falta de oportunidade de emprego.

Ainda precisa se contentar em saber que seus filhos vão morrer vítimas das drogas. Afinal foi você que votou por benefícios que escolheu isso, quantos jovens morrem diariamente no Brasil vitimas do tráfico de drogas?

Pois é, o que o governo tem feito para diminuir essa realidade?

Nada, cada dia que passa o governo não faz nada.

E então, o que você tem a ver com a corrupção?

Faça um exame introspectivo e analise, você tem ou não alguma coisa a ver com a corrupção no país?

Se não tem parabéns, você é um cidadão honesto.

Lembre-se nosso maior juiz é nossa consciência, ela não nos deixa mentir pra nós mesmo.

Boa semana e boa reflexão

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário