Colunistas

As oposições em Teixeira

25/05/2014 - 18h25

FOCO NO PODER

Por Dilvan CoelhoFoco no poder Dilvan

As oposições em Teixeira

Aconteceu em Teixeira, no dia 23 de maio, o encontro das oposições, no Clube Kaican, onde marcaram presença os pré-candidatos a governador, Paulo Souto, a senador, Geddel Vieira Lima, e vice-governador, Joacy Goes, e também o presidente do DEM da Bahia, o deputado Paulo Azi. E ainda os deputados federais Lúcio Vieira Lima, Fábio Souto e Jutahy Magalhães. Cerca de mil pessoas compareceram ao evento em que foram apresentados os pré-candidatos a deputado federal da região, Uldurico Júnior, Miro Carvalho, Tabajara Soares e Mário Lúcio, e os pré-candidatos a deputado estadual Lucas Bocão e Marta Helena.

 Chances de eleição

Dos pré-candidatos a deputado federal de Teixeira o que tem maior chance de se eleger é Uldurico Júnior, devido ao apoio de toda a família Pinto, que tem um patrimônio político na região como poucos têm. Na região de Porto Seguro, Ubaldino Júnior conseguiu fechar o apoio com Jânio Natal, que será candidato a deputado estadual. Em Teixeira, a família Pinto também se uniu. Dos candidatos a deputado estadual os dois que têm maior chance de eleger é Lucas Bocão e Timóteo Brito; Marta Helena será bem votada em Teixeira e, certamente, sairá fortalecida para uma candidatura à prefeita em 2016. Com a eleição de Uldurico Júnior e Lucas Bocão, a família Pinto renasce politicamente.

Propostas de Paulo Souto

O pré-candidato a governador da Bahia, Paulo Souto, comprometeu-se a construir um hospital estadual em Teixeira de Freitas para atender toda a região, pois, segundo ele, o municipal existente não consegue atender a demanda regional, e cada vez fica mais congestionado devido ao aumento da população. Também deseja criar um polo administrativo nas regiões mais distantes da capital para facilitar o acesso da população ao governo do Estado. A prioridade do futuro governador é organizar as finanças da Bahia, que, segundo ele, estão completamente desbaratadas.

Desrespeito à democracia

A vinda das oposições a Teixeira foi uma verdadeira festa da democracia, o povo compareceu e vibrou com as falas das lideranças, com destaque para Paulo Souto e Geddel Vieira Lima, aplaudidos de pé devido ao fato de, com eles, ressurgir uma nova esperança de dias melhores para a Bahia. O fato destoante foi o protesto promovido pelo Movimento dos Sem-Teto, os quais ocuparam o terreno da Rádio Gospel Alvorada e a justiça já deliberou a desocupação da área. Segundo testemunhas, foi uma ação orquestrada pelo prefeito João Bosco em retaliação ao ex-deputado Uldurico Pinto, que hoje lhe faz oposição. Triste ironia… foi um dos que mais contribuiu para eleger o prefeito!

O despertar de um novo tempo

Em junho do ano passado o brasileiro foi pra rua mobilizando o país inteiro e promoveu o despertar do povo, com isso, os políticos estão perdendo o sono, porque ninguém sabe ao certo o que vai acontecer depois da Copa do Mundo. O Brasil já perdeu antecipadamente a competição com os gastos astronômicos para que ela aconteça. Enquanto na última Copa, na África do Sul, foram gastos 11 bilhões, o Brasil vai gastar 35 bilhões. Depois da copa tudo pode acontecer e poderá ser o despertar de um novo tempo.

Falta dignidade para o povo

Existe, hoje, no país inteiro, um cenário de revolta que cresce na medida em que o número de falcatruas e negociações ridículas estão sendo descobertas e expostas para o conhecimento de todos os brasileiros. Como é o caso dos escândalos com os gastos da Copa, para armar uma grande lona e dar entretenimento ao povo, reforçando a política do pão e circo que o PT instalou no Brasil, aonde 40 milhões vivem de esmola com o bolsa família e sem dignidade; enquanto faltam hospitais, escolas, segurança, infraestrutura e mobilidade urbana.

Pesquisas apontam vitória

Pesquisas que serão oficialmente divulgadas na Bahia indicam a vitória de Paulo Souto e Geddel já no primeiro turno, hoje com uma diferença de mais de 20% para a soma dos outros dois candidatos. A tendência é aumentar a diferença, na medida em que as oposições percorrem o Estado levando suas propostas e o número de indecisos for diminuindo. Em Teixeira de Freitas pesquisa recente apontou uma diferença maior ainda.


Deixe seu comentário