Colunistas

Indignação popular

06/04/2014 - 15h07

FOCO NO PODER

Por Dilvan CoelhoFoco no poder Dilvan

Indignação popular

Teixeira está cobrando do prefeito soluções imediata para os problemas emergenciais, principalmente na parte de infraestrutura. As famosas águas de março vêm causando transtornos em vários pontos da cidade. É por demais sabido que estes problemas são crônicos, mas, a tolerância da população chegou a zero  devido a grande esperança que foi gerada em torno do atual prefeito; e toda vez que isso acontece, corre-se o risco de causar grande frustração.

Indignação popular 2

Além da infraestrutura, existem dois fatores que têm causado grande desgaste ao governo petista. O primeiro é a questão de ordem moral, devido ao uso indevido do dinheiro público; o segundo é porque a população está se sentindo traída porque o prefeito está governando de costas para o povo, além disso, ele também rompeu politicamente com a maioria daqueles que, efetivamente, contribuíram para sua vitória, e vem beneficiando grupos com contratos milionários com empresas de fora. Isso é extremamente danoso, porque o dinheiro deixa de circular na cidade.

Retaliações a adversários

Na democracia é natural que existam críticas a qualquer governante, afinal, ela é o governo do povo, e toda oposição é importante e necessária, porque se não existir para criticar, os que estão no poder agem deliberadamente. Além disso, a imprensa faz um papel importante no processo democrático, principalmente a investigativa, que busca encontrar as irregularidades. Por conta disso, a maioria dos governantes procura silenciar aos que lhe fazem oposição com retaliações e perseguições.

Tipos de administração

No Brasil, existem ainda três tipos de administração pública: patrimonialista, burocrática e gerencial. Sendo que a patrimonialista é a mais danosa devido aos seguintes fatores: confusão entre o patrimônio público e o privado; o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano; os cargos são considerados prebendas e sinecuras (empregos rendosos que exigem pouco ou nenhum trabalho de quem exerce); a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.

Administração burocrática

A administração burocrática vem fazer frente à patrimonialista visando a criação de cargos públicos providos por concursos; a profissionalização do serviço público; a criação de hierarquia funcional e disciplina; a adoção da impessoalidade; a adoção da meritocracia; a adoção de rotinas e procedimentos padronizados; a separação da propriedade pública da privada.

Administração gerencial

Já a gerencial veio aperfeiçoar a burocrática através do enxugamento da máquina pública buscando a excelência no serviço público. Visando corte nos gastos; adoção da eficiência, eficácia e efetividade com foco no cidadão e no resultado. Esta é a administração que deveria ser adotada nas cidades que desejam modernidade administrativa. Em Teixeira de Freitas o modelo petista de governança implantado fica bem próximo da administração patrimonialista.

Atuação do Judiciário

Diante das inúmeras irregularidades existentes na administração de Teixeira, o Ministério Público já entrou com várias ações de improbidade administrativa e o Poder Judiciário ainda não atuou no julgamento dos processos. Cabe à população cobrar celeridade nos julgamentos, não os deixando adormecidos, como vem acontecendo. Cada vez mais a pressão popular tem conseguido grandes avanços no processo democrático fazendo, com que os poderes constituídos exerçam efetivamente as funções que lhes são devidas.

Atuação do Legislativo

O Poder Legislativo em Teixeira tem sido conivente com o Executivo. A principal função do Legislativo é fiscalizar, e isso não vem ocorrendo, porque a maioria dos vereadores recebe benesses do prefeito para que sejam parceiros da administração. Entretanto, a pressão popular está fazendo a Câmara rever suas atitudes. Uma demonstração disso foi na mobilização dos moto taxistas, onde, imediatamente, vários vereadores estiveram presentes hipotecando solidariedade à classe. É o poder do povo que opera milagres!


Deixe seu comentário