Colunistas

O combate à corrupção

05/01/2014 - 17h27

FOCO NO PODER

Por Dilvan CoelhoFoco no poder Dilvan

Retrospectiva de 2013

Na retrospectiva de 2013, no contexto de Teixeira, entre erros e acertos, pode-se afirmar que para o prefeito João Bosco o saldo foi positivo devido ao volume de recursos que conseguiu aprovar no Governo Federal, valor nunca imaginado. O gestor declarou que os recursos totais aprovados até agora ultrapassam R$ 300 milhões. No apagar das luzes do final do ano conseguiu cadastrar R$ 60 milhões de obras, as quais, segundo ele, irão começar a ser licitadas a partir de março deste ano.

O combate à corrupção

A corrupção no mundo depende, principalmente, do nível de cultura do país e é uma questão endêmica. O ponto alto das manifestações de junho no Brasil foi o grito contra a corrupção sem limites, por qualidade de vida nas cidades e melhorias na saúde e na educação. A mobilização do povo veio das redes sociais, em uma atuação que deixou o governo atônito. Diante disso, os poderes constituídos recuaram e deram ouvido à voz que veio das ruas. Provavelmente, 2014 será marcado como o ano do combate à corrupção.

Democracia mais forte

O julgamento do mensalão fortaleceu o Poder Judiciário e o Ministério Público, com isso, a democracia brasileira mostrou seus músculos. As pessoas perderam o medo de denunciar os desmandos em todos os níveis de poder. Depois da aprovação da PEC 37 o Ministério Público ganhou mais força e decidiu dar publicidade a todas as ações impetradas para que o povo possa acompanhar e, inclusive, pressionar os poderes constituídos, exercendo o poder fiscalizador, que passou a ser o quarto poder.

TV perde para a internet

Não é somente a TV que perdeu a guerra para a internet, mas, também, jornais e revistas com muitos títulos levados à extinção com tiragem baixa. As emissoras de TV no Brasil enfrentam queda acentuada de audiência, a perda não é de um canal para o outro, mas, da TV para a internet. Os sites, os blogs e as redes sociais estão transformando a forma de comunicação de massa. Quando a notícia impressa chega às bancas, já ficou velha devido aos novos meios de comunicação levados pelos modernos equipamentos de mão. A internet já é a mídia mais consumida no país, com mais de 100 milhões de internautas.

Liberdade de informação

O Instituto Internacional de Imprensa (IPI) divulgou no dia 30 de dezembro que durante o ano de 2013 foram mortos 117 jornalistas, e o Brasil na América Latina é o lugar mais perigoso. O jornalista coloca a vida em risco quando noticia fatos que contrariam interesses, sobretudo, quando denunciam corrupção no poder público e também crimes cometidos por organizações criminosas. No Brasil, foi criado a Companhia Nacional em Defesa da Liberdade de Imprensa. Sem liberdade não há informação.

Plano de Saneamento

Em Teixeira, a Câmara de Vereadores aprovou no final do ano o Plano Municipal de Saneamento Básico. Se não fosse aprovado, os recursos do PAC ficariam comprometidos para a liberação a partir deste ano. O Plano implica em ter água tratada em todas as casas, a coleta e o local onde o lixo será depositado e tratado de forma correta, o esgoto sanitário e o tratamento através de estação adequada, e o escoamento das águas fluviais que devem ser conduzidas em direção aos rios evitando alagamentos.

Obras de infraestrutura

O prefeito João Bosco, depois de tomar posse, em diversas oportunidades se comprometeu a deixar a cidade 100% saneada e asfaltar 80% das ruas existentes. Esse não é mais um compromisso de campanha, é um compromisso assumido com a população fora de época eleitoral, portanto, é mais sério ainda. Lembramos ao prefeito que o maior desgaste de um governante são as promessas não cumpridas. Compromisso ninguém é obrigado a fazer, mas, é obrigado cumprir.

Pensamento do dia

O “Foco” tem constantemente divulgado no Blog pessoal vários pensamentos do dia. O mais visualizado pelos leitores foi de Abraham Lincoln: “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”.


Deixe seu comentário