Obras eleitoreiras
FOCO NO PODER
Por Dilvan Coelho
Obras eleitoreiras
Em Teixeira, o prefeito passou 15 meses sem executar praticamente nenhuma obra de infraestrutura. Agora, que faltam quatro meses para as eleições, começou um programa de asfaltamento de várias ruas com diversas frentes de serviço. Certamente, essas obras serão bem-vindas para a população. Ocorre que a maior razão do desgaste do prefeito não é somente a falta de ação para executar obras, é devido, principalmente, à grave crise moral que o seu governo mergulhou e não conseguiu acobertar os escândalos ocorridos durante sua gestão.
Cooptação da imprensa
O prefeito João Bosco conseguiu cooptar grande parte da imprensa da cidade, porém, não silenciou as redes sociais, sobretudo o Facebook e o Whats App, que vem revolucionando o mundo através de uma comunicação rápida e abrangente. Em Teixeira existem, hoje, vários grupos no Facebook com grande poder de penetração. O maior exemplo é o grupo Fiscalizar Teixeira, que tem feito denúncias fundamentadas em documentos, sempre buscando a verdade, por isso, adquiriu credibilidade. O grupo possui hoje mais de 11 mil membros atuantes.
Atuação do Legislativo
Diante dos escândalos ocorridos no governo de João Bosco, a Câmara de Vereadores tem se mostrado leniente no que diz respeito ao papel fiscalizador. Existem vários processos na Justiça fornecidos pelo MP, por crime de improbidade administrativa, e a Câmara, até agora, não se manifestou de forma clara, exercendo sua função primordial – fiscalizar o Executivo. Esta falta de atuação dos vereadores certamente irá comprometê-los junto aos eleitores e poderá ocorrer o mesmo que na legislatura passada, quando apenas um vereador foi reeleito, assim mesmo porque seu partido ganhou a eleição.
Programa na rádio Caraípe
Todo sábado à tarde, de 12 às 15 horas, em substituição ao programa “Almoço a Brasileira”, foi criado o “Roda de Samba com dois toques de política”, dirigido por Tyago Ramos e comentado pelos proprietários do site “Repórter Coragem” e do Blog “Foco no Poder”, fazendo uma retrospectiva dos assuntos ocorridos durante a última semana. Também participam do programa, convidados dos mais diversos segmentos para comentar sobre os assuntos de interesse da sociedade. No último sábado foi convidado o advogado Paulo Américo para falar sobre o aumento abusivo dos impostos aprovados pela Câmara de Vereadores que vêm abalando o comércio.
Prefeito empreendedor
O fato de o prefeito de Teixeira ter recebido o prêmio do Sebrae de “Prefeito Empreendedor” tem causado grande polêmica na cidade. O projeto é um Programa de Desenvolvimento Econômico que teve o apoio do Governo do Estado, do Sebrae, da Prefeitura de Teixeira e contou também com o patrocínio da Suzano Papel e Celulose, do Desenbahia, da Frisa, do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica e do Banco do Brasil e outros parceiros, inclusive, dos meios de comunicação. O projeto foi muito bem elaborado e trouxe grandes benefícios para a cidade, mas, a polêmica maior foi devido ao fato de o prefeito querer tirar vantagem política, mesmo desgastada como está sua gestão.
Obras do Governo do Estado
Diante da vitória que Jaques Wagner teve em Teixeira nas duas eleições de governador, a população esperava um retorno muito maior, mesmo porque o prefeito é um aliado do governador. Diante da pesquisa que o governo fez em Teixeira e viu a pouca aceitação do seu candidato e o péssimo desempenho do prefeito, decidiram investir em obras de asfaltamento na cidade. No entanto, as obras serão feitas diretamente pelo governo do Estado através da Conder. Até que enfim Teixeira foi lembrada, mesmo com obras eleitoreiras. Provavelmente, isso não vai mudar a cabeça do eleitor, que já pergunta: por que não fez antes?
Prestação de contas
A Prefeitura de Teixeira, cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, fez audiência pública para prestar contas do último quadrimestre. Fora o pessoal da prefeitura, não teve mais do que meia dúzia de gatos pingados. Isso demonstra a falta de interesse da população, mesmo porque ninguém confia nos números apresentados.