Porque calar a imprensa?
FOCO NO PODER
Por Dilvan Coelho
Liberdade de Imprensa
“Numa tentativa de impedir a liberdade de imprensa, o prefeito de Teixeira de Freitas senhor João Bosco Bittencourt (PT), ingressou com um Pedido de Antecipação de Tutela (Liminar), contra o jornalista Jotta Mendes, do site “Repórter Coragem”, alegando uso indevido do nome e de sua imagem. Mas, o magistrado responsável pela 1ª Vara de Feitos de Rel de Cons. Cível e Comerciais de Teixeira De Freitas, vendo que não havia material suficiente para deferir uma Antecipação de Tutela em desfavor do jornalista, não apreciou a Liminar, dando oportunidade para o mesmo apresentar defesa”.
Combate à violência
Está sendo programado um ato público contra a violência e a impunidade em Teixeira de Freitas. Para mobilizar a população, todas as entidades estarão empenhadas. O principal objetivo do ato é sensibilizar o Estado para que sejam tomadas medidas preventivas para combater a violência, numa ação conjunta do poder público e da sociedade civil organizada. O assassinato do jornalista Gel Lopes foi a gota d’agua que levou a cidade a ficar, mais ainda, indignada com a falta de segurança que vivemos em Teixeira.
Porque calar a imprensa?
Algumas atitudes do governo de João Bosco, no sentido de calar alguns órgãos da imprensa, justamente aqueles que mais estão cobrando a apuração do caso de Gel Lopes, é no mínimo estranha. Em nota pública a Prefeitura repudiou o site Repórter Coragem e o Blog Foco no Poder pelo fato de ter divulgado a matéria que informava que o prefeito foi à delegacia na segunda feira de carnaval, “supostamente”, ser ouvido pelo Delegado Marcos Vinicios. Se o prefeito foi à delegacia em pleno feriado de carnaval e não deu divulgação do fato, dá margem que haja especulação.
O episódio Edvaldo Alves
O repórter policial Edvaldo Alves, proprietário do Site Liberdade News, um dos mais lidos da região e da Bahia, fazia um programa na rádio Sucesso FM com foco na violência, pediu demissão no ar porque foi solicitado pelo proprietário a não dar ênfase ao caso Gel Lopes no seu programa. Edvaldo manteve sua decisão mesmo tendo sido depois solicitado pelo proprietário da emissora voltar atrás, entretanto manteve a palavra e já foi convidado pela Rede Sul Bahia a fazer o mesmo tipo de programa que irá ao ar diariamente logo após o programa Lucas Bocão.
Divulgação no Foco
O fato do Blog Foco no Poder ter divulgado a matéria do site Repórter Coragem e tecido dois comentários, cujos comentários foram duramente criticados pela prefeitura na nota oficial divulgada, afirmando que tomaria medidas judiciais cabíveis. Certamente o advogado que processou o Repórter Coragem, não encontrou respaldo legal para processar o Foco no Poder, mesmo porque, a responsabilidade da matéria é de quem assinou a mesma, além disso, os comentários feitos pelo Blog não denegriu a imagem do prefeito, pelo contrário, inclusive afirmou num deles que a contribuição do prefeito poderia ajudar na elucidação do crime.
Mobilização dos vereadores
O Chefe de Gabinete do prefeito João Bosco, Sr. Claudio Guaraná, foi à Câmara de Vereadores numa reunião interna, com a maioria dos vereadores presentes, insuflou os mesmos a tomarem medidas de repúdio à imprensa, principalmente contra os órgãos que fazem criticas à administração. Subtende-se que eles querem governar com unanimidade, sem oposição, inclusive intimidando e retaliando todos. O pior é que o governo está sendo repudiado pela maioria absoluta da população e certamente será criticado duramente, a partir de agora com a deflagração da campanha eleitoral.
A ilha da fantasia
Os municípios de Teixeira de Freitas e Eunápolis estão entre as 18 cidades finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Quanto ao prefeito de Eunápolis prefiro não emitir nenhum juiz de valor, porém no caso de Teixeira, posso falar. Sem dúvida que o prefeito de Teixeira é um sonhador, ocorre que na prática tem deixado a desejar. Certamente não é essa a Teixeira que vivemos!