Colunistas

Encerramento do blog Foco no Poder

21/12/2014 - 09h01

Por Dilvan Coelho

Foco no poder Dilvan

Encerramento do blog Foco no Poder

O blog deixou de existir, mas, os valores que defendeu continuam vivos na mente de nossos leitores. Tenho certeza de que serviu para despertar uma nova consciência. O blog saiu de cena, mas, estamos convictos de que a Moral e a Verdade serão bandeiras vivas. Logo estarão sendo hasteadas por uma nova geração de homens de bem que ajudamos mostrar o caminho. Deixamos como legado o combate à corrupção e ao desrespeito ao dinheiro público, não somente nesta oportunidade, mas em outras atuações na imprensa regional. Entretanto, a coluna será uma trincheira para manter viva a chama da esperança e que continuaremos vigilantes.

Atuação na imprensa regional

Desde há muito tempo que a nossa atuação na imprensa regional foi ativa, quer seja nos jornais que continuam existindo ou em outros que tiveram curta duração. Como exemplos, citamos a revista “Leia Mais” e o jornal “Leia Agora”. Atuamos também como colunista no jornal Extremo Sul, no jornal Alerta e no Jornal Osollo. Sendo que no Alerta foi aonde a nossa coluna política teve maior destaque, usamos pseudônimos que ficaram por demais conhecidos. Nos últimos dois anos a coluna “Foco no Poder” chegou a circular em onze órgãos de imprensa, mas, na medida em que acentuamos a crítica à atual gestão, alguns órgãos se sentiram desconfortáveis com nossa atuação.

Projeto de desenvolvimento econômico

As empresas de celulose, em parceria com o Governo do Estado e com a Apes, patrocinaram um Projeto de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável dos municípios que compõem a Costa das Baleias, incluindo os do oeste da região. O projeto foi lançado em Teixeira de Freitas, pelo governador Jaques Wagner, em solenidade com a presença dos diretores das empresas que patrocinaram e também do presidente da Apes e de várias autoridades políticas e empresariais. Depois de dois anos do seu lançamento, a população não tomou conhecimento das ações governamentais para que o projeto saia do papel e seja colocado em prática para promover o desenvolvimento regional.

Quem deve cobrar a implantação do projeto?

Em tese, quem deveria cobrar seriam as lideranças políticas, porém, a classe empresarial, através das suas entidades de classe, também precisa mobilizar para que as ações sejam dinamizadas e não caiam no esquecimento, como tantos outros projetos que continuam engavetados e não saem do papel. Na região, foram eleitos três deputados federais e somente um estadual. Entretanto, outros deputados receberam votação expressiva, tanto aliados do governo como adversários. Cabe também aos prefeitos, através da entidade representativa, a Apes, exercer a função de defender os interesses regionais e não ficar somente numa posição meramente decorativa, como tem acontecido até agora.

Pesquisa mostra influência da rede web

A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas, os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet que na frente da TV. De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam, em média, 4 horas e 59 minutos por dia usando a internet nos dias de semana e 4 horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo a TV é de 4 horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e 4 horas e 14 minutos aos sábados e domingos. De acordo com a pesquisa, a internet é o terceiro meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, atrás da TV e do rádio e à frente dos jornais e revistas. A pesquisa apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio de comunicação.


Deixe seu comentário