Colunistas

João Bosco anuncia asfaltamento

30/11/2014 - 22h14

FOCO NO PODER

Por Dilvan CoelhoFoco no poder Dilvan

A economia é determinante

Nos países desenvolvidos, a economia é determinante no resultado de uma eleição, porém, nos mais pobres, o que continua sendo determinante é a política do pão e circo, como aconteceu no Brasil na última eleição. Dilma só não ganhou no primeiro turno porque o Brasil perdeu a copa do mundo, mesmo assim, quem recebe os benefícios votaram maciçamente no governo, principalmente os Estados mais pobres, como foi o caso dos nordestinos, que deram a Dilma 17 milhões de votos de frente. A política do pão e circo veio desde a era do Império Romano e ainda vai durar por muito tempo nos países em desenvolvimento.

João Bosco anuncia asfaltamento

O prefeito de Teixeira anunciou o asfaltamento de várias ruas do bairro Monte Castelo, sendo que as principais são a rua do INSS, da Águia Branca, a que sai do Rondelli e algumas ruas transversais. Também faz parte do plano ruas do bairro Bela Vista. A rua Jacarandá, que faz a divisa dos dois bairros, já foi asfaltada, mas, não foi executado o serviço de drenagem de águas pluviais, a colocação do meio-fio está sendo depois do asfalto, quando deveria ser antes. Nos dois bairros existe problema sério de drenagem das águas fluviais, porque existia uma lagoa nas ruas que ficam atrás do Rondelli e quando chove provoca inundação.

Candidaturas começam ser discutidas

Em Teixeira, as candidaturas a prefeito para 2016 já começaram a ser especuladas na imprensa através de enquetes. Em um site local foi colocado três nomes como sendo favoritos: Dr. Wagner, Marta Helena e Lucas Bocão. Sendo que existem outros atores que são importantes e o apoio deles pode decidir uma eleição, são eles: Padre Apparecido, Timóteo Brito e Uldurico Pinto. Um fato é certo, quanto mais candidatos tiver, melhor será para o prefeito João Bosco conseguir a reeleição. O peso da máquina numa eleição dividida é determinante e pode chegar a 30% se o titular for o candidato.

Organizar para combater a corrupção

No momento mais importante da vida de Teixeira de Freitas, em que ela recebeu equipamentos importantes, como o Aeroporto, a Universidade Federal, um Shopping de qualidade, a obra do Sesc, o sistema de esgotamento sanitário, além disso foram aprovados recursos do PAC no valor de R$ 300 milhões, se torna necessário que a sociedade se organize também para acompanhar de perto a correta aplicação dos recursos, para que não haja desvio de conduta do Poder Público. A sociedade está se mobilizando no sentido de criar mecanismo de fiscalização independente do Poder Legislativo, que é quem deveria exercer essa função.

Eleição da presidência da Câmara

A eleição da presidência da Câmara de Vereadores em Teixeira de Freitas vai ser no dia 9 de dezembro. O prefeito, que perdeu na primeira eleição, vai jogar pesado para eleger o novo presidente. Dos aliados do prefeito, dois candidatos, Joanilton do Frisa, afilhado do chefe de gabinete Marcílio Goulart, e o líder do governo, vereador Miro. Como candidato independente existe o vereador Ariston Pinheiro, que vem trabalhando a candidatura baseado no mesmo grupo que elegeu Ronaldo Cordeiro. Baseado nesses apoios, Ariston tem tudo para ser o novo presidente, entretanto, existe a possibilidade de o prefeito usar o peso da máquina para eleger seu preferido, que é o vereador Miro. Comenta-se que o edil retirou a assinatura da CPI com a promessa de ser apoiado pelo prefeito na eleição de presidente do Legislativo. É preciso ficar de olho na compra de votos.


Deixe seu comentário