Colunistas

Erlita de Freitas, uma pedra no sapato do prefeito João Bosco

19/05/2014 - 11h29
Coluna Pensando com Coragem

Amigos, estamos de volta em mais uma semana, desta vez, devido a uma viagem, acabamos não publicando nossa coluna no domingo, mas, hoje, estamos de volta para novamente discutir assuntos da política regional.

Desde que foi eleita a vereadora mais votada de Teixeira de Freitas que Erlita Conceição Freitas tem se tornado uma pedra no sapato do prefeito da cidade, João Bosco Bittencourt. Ter sido a mais votada acabou fazendo com que Erlita crescesse os olhos e passasse a almejar o cargo de deputada estadual.

Com isso, ela vem causando uma série de problemas para o prefeito, que se mostra fraco e sem atitude diante das ambições da edil, que, ao invés de assumir de fato seu papel de vereadora e fazer jus aos votos que recebeu, vem cada dia se esquivando, e quando o prefeito precisa dela, está em viagem defendendo sua candidatura.

Erlita já provocou, por exemplo, o constrangimento de ter que abandonar seu mandato e assumir a Secretaria de Habitação, tudo para tentar se promover, causando um problema para João, já que, ao deixar a Câmara, Ailton da Saúde assumiu em seu lugar, mas, recentemente, com o seu retorno, João não poderia deixar Ailton a ver navios, sob pena de ganhar um adversário dentro do seu grupo.

João, então, o acomodou no lugar de Erlita na Secretaria de Habitação, que poderia ter sido usada para agregar o restante dos companheiros de João que não foram beneficiados ainda no governo.

Erlita provocou ainda o rompimento de João Bosco e Lucas Bocão, já que com a decisão de apoiar Erlita, João não poderia continuar apoiando Lucas Bocão, que com ciúmes deixou o governo.

A ambição de Erlita também vem provocando um clima nada amigável entre João Bosco e o único vereador reeleito da legislatura passada, Edinaldo Rezende, que almeja ser candidato a deputado estadual e com decisão de apoiar Erlita, João está tentando a todo custo fritar a candidatura de Edinaldo, articulando dentro do próprio partido para que inviabilizem a candidatura do vereador também petista, que com o segundo mandato seguido está mais gabaritado que Erlita para ser o candidato da sigla a deputado estadual na região.

Erlita de Freitas ainda pode causar um problema entre João Bosco e seu vice-prefeito Gilberto do Sindicato, pois, Gilberto, assim como Edinaldo, almeja ser candidato a deputado estadual, porém, é outro que vem sendo fritado por João e sua tropa de choque.

O rompimento entre João e Gilberto só não se concretizou ainda porque João está com medo de romper com o último dos que lhe ajudaram a chegar ao poder, se não fosse esse medo em ver todos que lhe ajudaram o criticando o rompimento entre os dois já teria acontecido há muito tempo.

Erlita tem se preocupado por demais em promover sua candidatura, tanto que praticamente abandonou o mandato; quando aparece nas sessões está mais perdida do que cego em tiroteio.

Inclusive, na sessão em que João precisou do apoio de Erlita para não ter uma derrota tão vergonhosa, como foi a votação da derrubada do veto do projeto do eucalipto, ela estava viajando e o deixou na mão.

Toda essa ambição de Erlita, que deveria se contentar em exercer com dedicação seu mandato, só tem acontecido devido à fraqueza de João Bosco, que não se mostra como verdadeiro líder, deixando seus supostos aliados atrapalhando seu pífio governo.

Mas, como diria o ditado: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Erlita manda e João obedece. já seu governo está indo pro ralo com essas atitudes.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário