Colunistas

A “Mordaça” não saiu; e agora, João?

17/03/2014 - 10h14

A “Mordaça” não saiu; e agora, João?

Coluna Pensando com Coragem

Queridos amigos, cada dia que passa tem se tornado complicado ter posição diferenciada em Teixeira de Freitas e região.

Ao que parece, os políticos de nossa região são acostumados com profissionais de imprensa que ao invés de fazerem seu papel, se curvam ao poder, deixando a sociedade de lado, defendendo apenas seus próprios interesses.

Prova disso é que muitos que antes faziam matéria contra a administração municipal de Teixeira de Freitas hoje se curvaram ao dinheiro, agindo como prostitutas (que vão para cama com quem dá mais) e querendo até desmerecer o trabalho de quem age como imprensa de fato.

Mas, vida que segue.

Essa semana se tornou pública uma nova tentativa da administração João Bosco de colocar mordaça no Repórter Coragem. O prefeito, através de seu advogado, entrou com uma ação judicial contra o repórter Jotta Mendes e a empresa detentora dos direitos do site em questão.

Na referida ação, além de tentar uma antecipação de tutela (Liminar), onde o Repórter Coragem ficaria proibido de usar o nome João Bosco e sua imagem, o prefeito pede a quantia de 80 salários-mínimos a título de indenização.

O pedido de liminar foi negado pelo magistrado, que disse que qualquer decisão sobre o fato deve ser tomada apenas depois do direito ao contraditório, ou seja, após a defesa do Repórter Coragem, o qual, depois de ser notificado terá 15 dias para se posicionar sobre.

Desde a campanha eleitoral que têm sido constantes as tentativas de João Bosco de silenciar a voz e a liberdade de imprensa do Repórter Coragem (RC). No período eleitoral, por exemplo, foram cerca de 10 ações contra o RC, em todas elas seu advogado pedia a suspensão do conteúdo jornalístico do site. Em nenhuma de suas petições o magistrado julgou procedente tal pedido, apenas em uma ocasião foi concedido o direito de resposta ao atual prefeito.

A pergunta que não quer calar é por que o prefeito quer silenciar o Repórter Coragem?

O que há por trás deste interesse em calar o único veículo que nunca se juntou a atual gestão?

O que o prefeito tem a temer diante das reportagens publicadas pelo Repórter Coragem?

Já dizia o ditado: “Quem não deve, não teme”.

Qual é o temor, senhor prefeito?

Logo o senhor, que sempre faz questão de dizer que é a favor da liberdade de imprensa.

Parece-me que alguém está querendo esconder algo.

Depois, prefeito, todos os demais veículos já se curvaram diante do seu poder.

Restando agora apenas o Repórter Coragem, o Teixeira Agora e mais um dois veículos de comunicação que não lhe dão sustentação.

O senhor está com a maioria dos veículos debaixo do braço, que fazem o que o senhor quiser, inclusive, noticiar nota de repúdio e esquecer o verdadeiro papel da imprensa.

Por ventura, existe algo em vosso reino que teme que o Repórter Coragem revele?

Ah! quanto à sua imagem e seu nome, prefeito, gostaria de orientar vosso advogado que sendo o senhor prefeito da cidade, sua imagem e seu nome são públicos, portanto, não há direito de imagem neste quesito, salvo se a referida imagem não for feita em local público, mas, até agora, todas as imagem de vossa excelência divulgada no RC foram em locais públicos.

Em resumo, acho que não orientaram seu advogado no curso de direito.

Ah! prefeito, o senhor quer calar o Repórter Coragem?

Vai um conselho, a melhor forma de o senhor conseguir é administrando a cidade bem e não roubando. Faça isso e será louvado pelo Repórter Coragem. Agora, enquanto a cidade estiver mal administrada e …, dificilmente o senhor conseguirá impor mordaça no Repórter Coragem.

Aviso ao advogado: isso aqui é minha coluna, ou seja, meu pensamento.

Jotta Mendes é radialista e repórter 


Deixe seu comentário