Colunistas

O discurso vazio, sem nexo, sem rumo, sem foco e sem objetivo de João Bosco

27/10/2014 - 12h01
Coluna Pensando com Coragem

Querido leitor, estamos de volta em mais uma semana. Agora, já sabendo que Dilma Rousseff foi reeleita presidente do Brasil, para tristeza de cerca de 90 milhões de brasileiros, que não votaram nela, deixando de votar, confiaram em Aécio Neves, votaram nulo ou branco, mais não depositaram a confiança na presidente, que foi reeleita com os votos de 54 milhões de brasileiros, ou seja, quase o dobro dos eleitores aptos a votar não votou na candidata petista.

Mas, vida que segue, nos próximos quatro anos, continuaremos vendo e ouvindo falar que os recursos do país foram desviados, que bandidos condenados por corrupção serão tratados como heróis nacionais. O pior de tudo isso é saber que a presidente do país foi eleita sob o manto da suspeição, onde, na semana passada, ela foi apontada como coparticipante do esquema de desvio de recursos da Petrobras, tanto ela, quanto o ex-presidente Lula, são supostos envolvidos no esquema de corrupção que tirou milhões de recursos da maior empresa brasileira.

A eleição de Dilma Rousseff só me deixa uma certeza, neste país, ser corrupto compensa.

No entanto, o nosso assunto da semana é outro.

Na quinta-feira, 23 de outubro, Teixeira de Freitas e região foram agraciadas com a inauguração do Shopping PátioMix, um empreendimento inovador, que chega para impulsionar a economia local, trazendo para Teixeira de Freitas lojas conhecidas em âmbito nacional, mas que o povo da região conhecia apenas da propaganda na televisão.

Na inauguração do shopping, foi dada a palavra a algumas autoridades. Antes de chamar os oradores, o mestre de cerimônia Tomires Barbosa, o “Miro”, que é vereador pelo município de Teixeira de Freitas, fez questão de ressaltar que cada orador teria o tempo de 5 minutos, para que todos pudesse usar a palavra. Respeitando isso, falou o presidente da Câmara Ronaldo Baitakão, o representante do PátioMix, mas, quando chegou a vez de João Bosco, o mesmo falou por mais de 12 minutos.

O pior de tudo, não é nem o tempo que João Bosco usa nos seus discursos, o pior de tudo é o vazio de seus discursos, que acabam ficando cansativos, parecendo mais falas de campanha, de quem ainda não venceu a eleição e promete algo.

É preciso que alguém tenha coragem de avisar a João que ele é prefeito da cidade desde o dia 1 de janeiro de 2013, há exatos um ano e 10 meses. Suas promessas já não são mais aceitas, uma vez que ele é prefeito e não tem feito nada que justifique o fato de o ser, mesmo governando a maior cidade do extremo sul da Bahia.

Ao invés de falar apenas da inauguração do shopping e parabenizar os investidores pelo empreendimento, João Bosco foi falar de coisas que sonha fazer; o discurso chega ser tão cansativo que dá nojo ouvir.

Já que João Bosco queria fazer promessa, por que não prometeu aos proprietários e consumidores do PátioMix o asfaltamento no entorno do shopping? Sim, porque dá pena ver algo tão belo, como ficou o shopping, não ter asfalto em seu entorno, saber que quando tiver chovendo as pessoas chegarão ao shopping com os pés sujos de lama, tudo isso porque ele, João Bosco, prometeu e não cumpriu.

Não é justo saber que os sócios do PátioMix fizeram um grande investimento em Teixeira de Freitas e o município não fez nenhuma contrapartida. Não é justo chegar na inauguração e o prefeito ao invés de prometer não medir esforços para fazer isso, ir falar que está buscando novos voos para a cidade, que está lutando para que o terreno onde ficará a sede própria da faculdade federal fique no entorno do shopping, mas, não lembre que a chuva pode afugentar as pessoas de frequentar o shopping, por falta de asfalto em seu entorno, ou, mesmo que as pessoas não deixem de ir em razão das chuvas, chegarão ao local com os pés carregados de lama e darão trabalho aos serventuários do local.

Falta também uma iluminação descente no entorno do shopping. Quem vai ao local, sem utilizar qualquer meio de transporte, fica vulnerável a ação de criminosos, que podem aproveitar a falta de uma iluminação para surpreender suas vítimas, as quais, uma vez sendo assaltadas no local, não voltarão a frequentar e ainda acabarão desmotivando outras pessoas de irem.

Já que o prefeito queria prometer, por que não prometer os itens relacionados acima?

O asfalto poderia, inclusive, ser feito em parceria com o PátioMix, em incentivo fiscal, no que, posteriormente, seria feito um abatimento em impostos.

Mas, o prefeito acha bonito prometer. No lançamento da pedra fundamental, ele prometeu até um metrô para Teixeira. Só aí dá pra ver que ele é mesmo sem noção; Teixeira de Freitas jamais teria condições de ter um metrô. Mas, prometer é bom, cumprir nem tanto.

Já está mais que na hora de alguém criar coragem de olhar nos olhos do prefeito e dizer “João Bosco, seu discurso está vazio, sem nexo, sem rumo, sem foco e sem objetivo”. Como sei que ele não me deixaria falar isso, já que ao me avistar baixa a cara, tenho certeza que vai saber, pois é leitor assíduo de minha coluna.

O recado está dado. Vida que segue. Semana que vem tem mais.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário