Quem representará o Extremo Sul na Assembleia Legislativa e no congresso nacional?
Amigos, essa semana, excepcionalmente, estamos antecipando nossa coluna, que sempre publicamos no domingo, para hoje. O motivo é que o domingo será dia de votação e todos estarão concentrados nas eleições e, após o término da votação, todos se voltarão à apuração. Nossa Redação estará focada na apuração e, por isso, decidimos antecipar a coluna e também publicar uma edição extra após o fim da apuração, provavelmente, no final da tarde de segunda-feira, 6 de outubro.
Chegamos ao momento de decidir. Domingo estaremos na urna, aí surge a questão: “Quem representará o Extremo Sul na Assembleia Legislativa e no congresso nacional?”. Nunca tivemos tantas opções com chances reais de eleição como agora.
Apenas em Teixeira de Freitas temos os seguintes candidatos a deputado estadual: Raunis, Law Lima, Erlita de Freitas, Gilberto do Sindicato, Marta Helena, Lucas Bocão, Edinaldo Rezende e o atual deputado e candidato a reeleição Timóteo Brito; destes oito, pelos menos três têm chances reais de eleição.
Já alguns destes nomes se lançaram apenas porque acham bonito ser candidato, outros, talvez, para se promover pensando quem sabe numa futura candidatura a prefeito, a vereador. Alguns, apenas para continuar tendo o controle do partido, ou, para servir de cabo eleitoral para o candidato a deputado federal de sua sigla.
Esse número grande de candidatos pode acabar prejudicando quem realmente tem força política para representar a região e que disputa com chance de vitória, mas, acaba perdendo voto de alguns eleitores fieis em razão de que o outro candidato é seu amigo.
Destes, os que têm chances de eleição, que deverão sair de Teixeira de Freitas com expressiva votação e somar com os votos que receberão em outros municípios, serão Marta Helena, Lucas Bocão e o deputado Timóteo Brito, que além de possivelmente ser o mais votado de Teixeira, deverá ser bem em todos os 21 municípios do Extremo Sul e em outras regiões, como é o caso de Itapetinga, onde, com o apoio da ex-vice-prefeita Kátia Espinheira, será campeão de votos.
Na região do entorno de Itapetinga, Timóteo tem apoio de diversas lideranças em vários municípios, o que deverá, além de garantir sua eleição, fazer dele o mais votado dentro do seu partido e um dos mais votados da sua coligação.
Marta Helena deverá ser bem votada na cidade, porém, seus votos em outros municípios serão escassos, o que lhe deixa fora do páreo para se tornar deputada, mas lhe gabarita para uma eventual candidatura a prefeita nas próximas eleições.
Lucas Bocão será bem votado em Teixeira, também deverá ser em muitos municípios que compõem o Extremo Sul, entretanto, isso não lhe garante uma cadeira na Assembleia Legislativa, tudo vai depender dos votos recebidos por seus concorrentes dentro da coligação; sua chance de eleição é real, porém, muito difícil.
Na disputa para federal temos os seguintes nomes aqui de Teixeira de Freitas: Mário Lúcio, Tarcísio Gama, Tabajara Marques e Uldurico Júnior. Destes quatro, no meu ponto de vista, apenas Uldurico Júnior tem chances reais de eleição, isso porque terá votos em outros rincões e deverá ser votado em todos os 21 municípios do Extremo Sul, levando, inclusive, expressiva votação em Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Porto Seguro, onde, além de ser o mais votado, deverá ter o dobro de votos do segundo colocado.
Já os demais, apesar de serem bons nomes, não possuem densidade eleitoral, tampouco deverão ser bem votados nos demais municípios. Os votos que receberão em Teixeira de Freitas, em alguns casos, não serão suficientes nem para lhes eleger vereador na próxima eleição.
Bom, no domingo, como diria na gíria popular, é hora de saber quem tem café no bule. Tem muita gente por aí “arrotando papo”, mas que dificilmente você conseguirá lhe encontrar na segunda-feira depois do resultado oficial. Já tem gente nomeando assessores, outros que não sabem nem onde fica assembleia legislativa, ou, o congresso nacional. Vamos aguardar para ver.
Como diria o Pastor Everaldo, candidato a Presidência: “Eleição é igual mineração”, só dá pra saber o resultado, depois da apuração.
É importante frisar que é extremamente necessário que a gente vote em candidatos da região. Se o Extremo Sul é tão carente, porque votar em quem não conhece nossos problemas? Vamos votar de forma consciente.
Um forte abraço, boa sorte e boa eleição.
Jotta Mendes é radialista e repórter