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Aposentadoria ou pensão: saiba como pedir a revisão no INSS

29/08/2018 - 14h55

Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram o pedido de aposentadoria negado podem pedir a revisão do benefício sem a necessidade de contratar um advogado. Especialistas ouvidos pelo jornal O Dia explicam como é possível solicitar a revisão.

1º passo: O segurado deve ligar para a Central de Atendimento 135 e agendar o serviço na mesma agência onde o benefício foi negado. No formulário, que pode ser baixado no site é preciso informar nome, endereço e motivo do recurso.

   O documento deve ser encaminhado ao Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS).

O cidadão deve marcar o caso que se enquadra o pedido em questão e poderá explicar em 20 linhas o motivo do recurso.

Depois que esse processo é protocolado no posto do INSS, vai para a Junta de Recurso do Conselho de Recursos. Será gerado um número que o segurado usará para acompanhar todo o andamento por meio do sistema e-recursos, ferramenta disponível no site www.inss.gov.br. Para acompanhar o processo, o trabalhador poderá consultar: “Serviços do INSS” > “Todos os serviços” > “Recursos” > “Acompanhar andamento“.

Em seguida vai aparecer a página do e-recursos (www.erecursos.previdencia.gov.br/web). O cidadão deverá então informar o protocolo da entrada do requerimento, CPF, número do benefício e o código de segurança que vai aparecer em cinza na tela.

   “O INSS prevê um prazo de 30 dias para responder ao pedido de revisão, podendo ser prorrogável por mais 30 dias. No entanto, caso o instituto não cumpra o prazo legal, cabe ação judicial“, explica Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).


Edição Bell Kojima/Repórter Coragem

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