Covid-19

Bares e clientes desrespeitam medidas de prevenção a covid-19 em Teixeira de Freitas

03/12/2020 - 16h02Por: SBN

Bebida, música e aglomeração! Este é o cenário registrado em alguns bares em Teixeira de Freitas e que tem preocupado moradores e os órgãos de saúde. Desde a liberação de funcionamento do comércio noturno, teixeirenses têm lotado os estabelecimentos a procura de diversão, colocando em risco, sua própria saúde, amigos e familiares.

Publicado durante a campanha eleitoral em 19 de outubro, o Decreto 906/2020, estendeu o horário de funcionamento de bares e restaurantes paras as 23h em Teixeira de Freitas, mantendo o toque de recolher das 00h às 5h.

O novo decreto também determinou que os estabelecimentos, durante seu funcionamento (interno e/ou com atendimento ao público), observem a legislação em vigor, referente às medidas de enfrentamento à pandemia, especialmente quanto ao uso obrigatório de máscaras, inclusive pelos clientes/consumidores, além da higienização, limitação e distanciamento de público, o que não vem ocorrendo em vários estabelecimentos.

Diversos bares têm funcionado com sua capacidade máxima de lotação e os clientes por muitas vezes são vistos em pé nas calçadas, inclusive durante o toque de recolher.

A preocupação é que em pouco mais de oito meses de pandemia, Teixeira registrou 7.396 casos de coronavírus com 107 mortes em decorrência do novo vírus. Em entrevista ao “BA/TV” nesta segunda-feira, 30 de novembro, o secretário de Saúde, Hebert Chagas, contou que a ocupação de leitos de UTI é preocupante em Teixeira.

Segundo o secretário, o aumento de casos tem sido grande diariamente, cerca de 20%.

Tivemos um aumento muito grande no número dos casos, ou foi por diagnóstico precoce ou por pacientes que se contaminaram durante as visitações e campanhas eleitorais. Teixeira de Freitas vive hoje o momento de alerta, e a população precisa se precaver.”

Para se ter uma ideia da gravidade, ainda na última segunda-feira, mais de 100 pessoas foram atendidas no Hospital de Campanha, e todas elas submetidas a testes laboratoriais, que foram encaminhados para o Lacen-BA.

A ocupação dos leitos do Hospital de Campanha vem se mantendo em 70% desde a semana passada, mas a maior preocupação da Organização de Saúde, são as vagas para os leitos de UTI. Até essa segunda-feira, restavam apenas dois leitos exclusivos para pacientes com covid-19 na UTI.

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito na terça-feira, 2 de dezembro, Teixeira tem 20 pacientes internados em leitos para tratamento da covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 6 clínicos e 14 UTI. Na UPA, de acordo com última atualização, são 12 internados. Na rede privada são 18, destes 11 internados na enfermaria e 7 na UTI. Sendo, no total: 50 pacientes.

Foi publicado nesta segunda-feira, 19 de outubro, o Decreto 906/2020 que autoriza a reabertura dos cinemas e academias de artes marciais em Teixeira de Freitas.

O decreto prorroga até o dia 31 deste mês, o toque de recolher das 00h às 5h, e a permanência do funcionando do comércio das 6 às 18 horas de segunda a sexta-feira, e das 6h às 13h aos sábados.

Permanece autorizado o funcionamento dos supermercados, atacados e mercadinhos até as 20h de segunda a sábado. Padarias podem abrir aos domingos. Além disso, shoppings e praças de alimentação podem abrir até 23h, inclusive aos domingos.

Academias de arte marciais devem se submeter às regras das academias de ginástica. Cinema, circo, teatro etc.: autorizados desde que respeitadas as medidas de segurança.

Revisão: Bell Kojima/RC


Deixe seu comentário