Colunistas

Existe “Mensalinho” na Câmara de Vereadores?

30/03/2015 - 10h40
Coluna Pensando com Coragem

Olá amigo, mais uma semana estamos de volta no nosso espaço semanal, onde debatemos os assuntos que julgamos necessário. Essa é a semana que todos a chamam de Semana Santa, em razão da paixão de Cristo, que é comemorado com ênfase para a sexta-feira da paixão. Esta será na próxima sexta-feira, 3 de abril. Nosso desejo é que tudo vá bem. E Cristo possa a cada dia está mais presente em cada coração.

Na nossa coluna desta semana quero apenas perguntar, pois como diz o ditado popular: “perguntar não ofende”. Então vou usar o direito de poder perguntar aquilo que acho que falta explicação.

Na segunda-feira, 16 de março, quando participava do Comando Geral, que é brilhantemente comandado pelo jornalista Fernando Moulin, o vereador Souza da PM fez uma denuncia gravíssima que envolve vários edis da casa legislativa de Teixeira de Freitas. Ele denunciou a suposta existência de um “Mensalinho” pago pela administração aos vereadores para darem sustentação ao governo na Câmara Municipal.

Ocorre que, após a fala de Souza nenhum dos vereadores ousou questionar sua fala. Ou até mesmo acionar o edil no Conselho de Ética da Câmara, já que se ele não possui provas, pode ser acionado no conselho de ética e ser processado por quebra de decoro parlamentar.

Já dizia minha vó, que “Quem cala, consente”.  Partindo deste silêncio dos edis compositores do poder legislativo local, usando o ditado a cima citado dar pra observar que como diria outro ditado: “Onde há fumaça, há fogo”. Então o que quer dizer o silencio coletivo da Câmara Municipal?

Será que Souza possui provas do que ele disse?

Se não possui, porque será que ninguém ousou lhe questionar?

O silêncio quer dizer confissão, ou medo de que mais merda venha ao ventilador?

Teria a Câmara atual coragem para questionar Souza da PM no conselho de ética?

Se tem porque ainda não o fizeram?

Quais são as provas que Souza pode ter, as quais lhe fez denunciar um suposto “Mensalinho” entre os edis?

É verdade que existem vereadores vitimas de chantagem na eleição para presidente da Câmara?

É verdade que teve um dos vereadores que o Ministério Público representou por sua prisão preventiva?

Souza foi eleito na oposição ao prefeito. No entanto, após eleito ele passou a dar sustentação ao prefeito e passou mais de dois anos na base aliada.  Qual foi o acontecimento para ele romper com o prefeito e acionar a metralhadora giratória?

Teria Souza munição suficiente para enfrentar todos os edis, mais a fúria da administração municipal?

Quais foram os vereadores que poderiam ter sido vítimas de chantagem na eleição da presidência da Câmara?

O que teria sido usado para chantagear os vereadores?

Souza faz parte do conselho de ética, se tiver que ser acionado, como fica o conselho de ética?

É verdade que desde que o requerimento de CPI para apurar irregularidades nas Oscipes foi aprovado iniciou uma manobra pelo seu arquivamento?

É verdade que vereadores que assinaram foram os primeiros a fazer manobra para arquivar a CPI?

O que há de tão podre na CPI que preferiram arquivar a fazer uma investigação séria?

Porque não se passa isso a limpo?

Porque na última sessão o vereador Souza não tocou mais no assunto?

É verdade que na segunda-feira após a presença da Polícia Federal dentro do gabinete, na secretaria de educação e no setor de licitação, o prefeito João Bosco teria ido depor em Porto Seguro?

Se for verdade, o que a Polícia Federal queria ouvir da boca de João?

Quando foi a 8ª Coorpin ser ouvido no caso Gel Lopes João Bosco divulgou que teria ido pedir celeridade nas investigações.  Será que agora foi pedir uma delegacia da Polícia Federal em Teixeira de Freitas?

Se foi isso parabéns! Teixeira de Freitas precisa. Afinal, estão vindo muitos recursos federais para a cidade. Vai que a Polícia Federal precisa apurar a devida aplicação. Estando aqui o custo seria melhor.

São muitas as perguntas que minha cabeça de repórter e mente de cidadão fazem neste momento. E espero ser respondido, para tal, deixo espaço para o direito de resposta, tanto ao poder legislativo, quanto ao executivo. Podem encaminhar o direito de resposta que será publicado.

Abraço! Boa Páscoa, boa semana santa e até a semana que vem.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário