Inaugurado Centro de Atenção Municipal ao Covid-19, mas “não é um serviço de portas abertas”; entenda
O prefeito Temóteo Alves de Brito (PP), inaugurou no final da tarde desta segunda-feira, 13 de julho, na avenida Presidente Getúlio Vargas, Jardim Liberdade, o Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus – Covid-19, onde os pacientes serão acolhidos por uma equipe de enfermeiros, médicos e técnicos que farão a avaliação do quadro clínico do paciente, classificando em casos leves e graves. A obra custou aos cofres do município o valor de R$ 1,5 milhão de investimentos e após a pandemia, passará a funcionar como o novo prédio da Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) de Teixeira de Freitas.
Para a inauguração o prefeito contou com a presença do seu vice-prefeito, Ubiratan Lucas Rocha Matos, o Lucas Bocão (PSL), do presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), do promotor eleitoral da comarca, José Dutra de Lima Júnior, do secretário municipal de Saúde, o advogado Herbert Fernandes Chagas, diversas outras autoridades políticas, além de vereadores, secretários municipais e servidores públicos, embora, estivessem todos usando máscaras e respeitando o distanciamento durante a cerimônia.
Após a inauguração, Temóteo Brito convidou a todos para conhecerem o novo equipamento que estará apto a receber, exclusivamente, pacientes com suspeita de infecção pela covid-19, que serão encaminhados ao Centro pelas unidades de saúde do município, para receber os primeiros tratamentos.
De acordo com o gestor, o Centro faz parte das estratégias adotadas para prevenir, controlar e combater o avanço do coronavírus:
“Esse centro de triagem é fundamental e nós avançaremos muito com ele. Nós seremos o único laboratório das regiões Sul e Extremo Sul da Bahia que vai realizar testes de coronavírus. Estamos tomando todas as providências para que possamos salvar a maior quantidade de vidas possíveis, inclusive instalando barreiras sanitárias e protelando as medidas restritivas para que a tranquilidade reine”, declarou o prefeito.
Conforme a administradora do Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus, a farmacêutica bioquímica Junia Garcia, a unidade irá contar com médicos e enfermeiros, treinados para atender pessoas com sintomas de coronavírus ou síndromes gripais, que estejam em monitoramento e não trata-se de uma unidade de internamento e sim uma unidade ambulatorial com funcionamento das 7h às 19h, por onde o paciente passa por uma triagem a partir da recepção, depois passa pela enfermagem, até ser atendido pelo médico, mas será possível fazer na unidade a coleta e até manter o paciente em observação e caso necessário o encaminhamento para um hospital.
Junia Garcia disse que essa iniciativa da administração municipal, através da Secretaria de Saúde, visa oferecer melhor assistência à saúde de todos e melhor organizar o sistema municipal de saúde pública.
Conforme o secretário municipal de Saúde e presidente do Comitê de Gestão da Crise para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19), Herbert Chagas, a unidade conta com equipamentos e leitos para estabilização e atendimento dos pacientes.
“Aqueles que, eventualmente, chegarem ao Núcleo receberão os primeiros cuidados antes de serem recuperados ou transferidos para alguma unidade hospitalar. Estamos trabalhando conforme a exigência do nosso prefeito, Temóteo Brito, que é humanizar a cada dia a nossa saúde pública. E Teixeira de Freitas é uma mãe de braços abertos para atender os outros municípios da região”, disse o secretário de saúde Herbert Chagas.
O vice-prefeito, Lucas Bocão, destacou a importância de uma boa gestão da saúde em um momento de crise.
“Estamos vivendo um triste cenário em todo o Brasil com essa pandemia. Gostamos da estrutura que foi montada e esperamos que seja bem utilizada. Ter um local específico para receber os pacientes com suspeita de infecção é uma grande ajuda para o combate à pandemia e, a saúde pública teixeirense está de parabéns com o empenho e o comprometimento do prefeito Temóteo Brito”, comemorou o avanço, Lucas Bocão.
Ronaldo Cordeiro disse que o Centro foi entregue para humanizar o atendimento aos pacientes teixeirenses, que tem vivido com um certo pavor com esta doença invisível.
“Realmente o governo municipal tem trabalhado de forma exemplar no combate ao vírus e já vemos o bom resultado dessas ações. Graças ao esforço incondicional do prefeito Temóteo Brito, Teixeira de Freitas é uma das poucas cidades do país que recebe um Centro de Atenção grandioso como este”, destaca o presidente.
O 1º vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Wildemberg Soares Guerra, o Sargento Berg (PSDB), autor da proposição legislativa que requereu a implantação do Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus, festejou a inauguração da unidade e disse que é importante esclarecer que o atendimento não vai acontecer por demanda espontânea, pois não é um serviço de portas abertas, porque os pacientes serão encaminhados pelas unidades de saúde e no Centro os médicos especialistas farão uma segunda avaliação dos pacientes que vão receber os primeiros tratamentos.
O prefeito lembrou que o local dispõe de instalações amplas e foi equipado para receber pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus. E o município promoveu a aquisição de macas, EPI’s, medicamentos, laringoscópio, termômetros, soro, além de realizar seleção de profissionais para atender os pacientes.
O Centro de Atenção conta com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e equipe de higienização. O serviço oferece leitos de atendimento a pacientes que apresentem quadro leves e moderados de suspeita ou confirmação de infecção por covid-19, além de uma sala vermelha que poderá ser usada caso surja algum paciente em estado grave até que ele seja transferido para um dos hospitais credenciados ao município.
Edição: Bell Kojima