O “Doutor Picareta”
Voltando a nossa coluna “Pensando com Coragem”, afinal criei “Coragem”, para escrever novamente.
Quero contar pra você a história do “Doutor Picareta”.
A história que passo a contar, não sei se é real, não sei se é fábula, só sei que qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.
Existia uma cidade chamada “Paraíso das Tretas”, onde um médico conhecido como doutor, tinha um irmão que era irmão oficial, o doutor ficou conhecido como “doutor picareta”, porque virou especialista em picaretagem.
Olhas as picaretagem do doutor, como médico recém formado, ele prestou um concurso, como não foi chamado filiou-se a um partido comunista que tinha um outro médico que era prefeito, e o convenceu a contratar sua empresa para prestar serviços médicos na área de cirurgia geral na rede pública. Para convencer o prefeito comunista, ele filiou seu irmão oficial a um partido da base aliada da gestão , como garantia que o irmão seria candidato a vereador e apoiaria o prefeito médico em sua busca pela reeleição.
O prefeito comunista empolgado com o Doutor Picareta…seu fiel aliado, deu um jeito de chamar os concursados do concurso que o doutor picareta disputou. Neste caso então, o doutor picareta ficou com dois serviços públicos…ao mesmo tempo que era concursado, sua empresa tinha um contrato sem licitação para prestar serviços médicos para o município.
Olha aí a picaretagem, ele prestava serviços médicos como concursado, e recebia pela prestação de serviços de sua empresa, já que tudo que ele fazia ele faturava. Isso levava o município a pagar pelos mesmos serviços duas vezes.
De fato o irmão foi candidato à vereador e se elegeu, só que o médico prefeito do partido comunista perdeu a eleição e perdeu para um matuto, pecuarista, agricultor, só não comunista.
Quando o novo prefeito assumiu, logo percebeu a treta, como que o município pagava duas vezes por um serviço só?
O prefeito mandou sua assessoria jurídica investigar, quando descobriu toda a treta chamou o doutor picareta para que ele optasse, pelo concurso, ou pelo contrato da empresa.
O doutor picareta então começou a usar o irmão vereador para chantagear o prefeito, criou diversas denúncias, arrumou casos e mais casos, para que o contrato do irmão não fosse rompido.
Então veio a eleição para presidente e doutor picareta que era filiado a um partido comunista resolveu apoiar um candidato da direita totalmente contra o comunismo, tudo para facilitar seu discurso e pressionar o prefeito a reaver o contrato com sua empresa.
O que o prefeito não sabia era que o doutor picareta queria apenas criar um fato para promover-se e candidatar-se à prefeito.
Então, o doutor picareta saiu candidato e agora contratou um vendedor de picaretagem para contratar um instituto de pesquisa que o coloque na frente da disputa.
O resto da história eu conto na próxima coluna.
Forte abraço, estou aqui pensando com coragem.
Jotta Mendes é radialista e jornalista
Revisão: Bell Kojima/RC