Posto da Mata: segunda etapa do mutirão oftalmológico realizou quase 900 exames de vista
Nos dias 20 e 21 de janeiro, segunda e terça-feira, aconteceu mais um mutirão de oftalmologia no município de Nova Viçosa, desta vez no distrito de Posto da Mata, atendendo uma demanda reprimida local com a realização de quase 900 exames de vista. Realizado pela ONG Visão sem Fronteiras, o mutirão é uma iniciativa dos vereadores José Anastácio Carvalho Machado e Renato Lage, que nessa etapa também cotaram com o apoio da Secretaria de Saúde do Município.
O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa, José Anastácio, destacou que na primeira etapa, realizada na sede do município, foi aprovada pela população que pediu uma segunda etapa.
“Realizamos no fim do ano de 2019 um mutirão como esse na sede e alcançamos resultados extraordinários, resolvemos os problemas da fila de espera em Nova Viçosa e agora certamente vamos zerar as filas e Posto da Mata também.”
O mutirão foi uma forma que os vereadores encontraram para promover uma conscientização sobre a saúde visual e levar o acesso a uma melhor visão para quem precisa. A proposta é que a iniciativa diminua a demanda reprimida por exames oftalmológicos através do sistema de saúde pública no Município de Nova Viçosa. Os casos que apresentaram algum quadro oftalmológico mais grave foram encaminhados para acompanhamento em unidades de referência da rede Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o vereador Renato Lage, uma iniciativa ainda maior é necessária, uma vez que casos mais complexos detectados como catarata, por exemplo, acabam ficando descobertos e gerando outra fila.
“Estamos trabalhando para que possamos livrar o município dessas filas de espera que só pioram o próximo passo e estruturar um mutirão de catarata, são muitos casos detectados que se não der prosseguimento no tratamento toda a mobilização organizada acaba por ficar incompleta.”
Edição: Bell Kojima