Destaque

Prefeito Manoelzinho garante buscar celeridade nas obras do museu FransKrajcberg

18/04/2017 - 11h24

O prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, esteve presente nas comemorações dos 96 anos de vida do artista plástico FransKrajcberg, considerado um dos 10 artistas vivos mais importantes do Mundo e o mais importante escultor do Planeta Terra, além de pintor, escultor, gravador e fotógrafo. Para Manoel, Krajcberg,conduz a uma reflexão maior futurista porém de preocupações bem contemporâneas, “ a simbologia desse ser humano é fantástico, viver esse momento aqui com ele torna a nossa condição de gestor ainda maior e maior responsabilidade”.

A preocupação maior do prefeito de Nova Viçosa é com o museu de FransKrajcberg, uma vez que ainda não sabe o destino do seu acervo de mais de mil esculturas, desenhos, gravuras, telas, fotografias e filmes, que foram doados ao Estado da Bahia em fevereiro de 2013. Quatro anos depois, a criação do Museu Artístico FransKrajcberg, aprovada por lei pela Assembleia Legislativa, ainda não aconteceu. A idéia inicial era abrigar parte das obras em um espaço no bairro de Ondina e o restante no sítio Natura em Nova Viçosa, o temor de Manoelzinho é de que o acervo seja dilapidado gradativamente.

A lei que criou a fundação para proteger a obra de FransKrajcberg, foi um pedido do então governador Jaques Wagner (PT). Filhos de judeus poloneses, Wagner tinha identificação pessoal com a trajetória do artista plástico que, assim como seus pais, fugiu da Polônia durante a Segunda Guerra Mundial. A decisão de doar o acervo ao estado se deveu justamente pela preocupação do artista com o futuro desse legado, em idade avançada, Krajcberg já não possui condições de cuidar da obra produzida por ele ao longo de décadas e armazenada no Sítio Natura, encravado em uma das últimas áreas preservadas de Mata Atlântica.

“Ele é o único brasileiro que possui um museu em Paris, na França, está radicado em Nova Viçosa há 45 anos, quase meio século de histórias que saem daqui para o mundo, e nós ainda não paramos para dar a esse homem as merecidas homenagens, FransKrajcberg lutou pela liberdade, sofreu com a perseguição nazista e dedicou a sua vida à arte e à ecologia com uma visão que partia sempre daqui, por tanto será um compromisso da nossa gestão a conclusão do museu de FransKrajcberg, será nosso legado não só para o povo de nova Viçosa e região, más um legado para o mundo” afirmou Manoelzinho.


Deixe seu comentário