Cultura

Projeto inovador leva noções de cinema e fotografia a estudantes da rede pública de Teixeira

18/04/2019 - 15h51

Cinema e fotografia, artes gêmeas que podem eternizar momentos no tempo. Isso é o que o projeto ‘Imagem Fixa e em Movimento, da Fotografia ao Cinema’, tenta mostrar aos estudantes do 8º ano da Escola Municipal Clélia das Graças. Nesta quarta-feira, 17 de abril, o projeto levou cerca de 280 alunos à sala de cinema do Cine Teixeira Mall.

O projeto foi idealizado pela professora de Arte, Katia Aslene, e faz parte da proposta curricular do 8º ano que se apoia na utilização da fotografia e cinema na aplicação das aulas de Arte.

Antes de falarmos de cinema precisamos falar de fotografia, por isso levamos a nossa escola as fotógrafas, Kátia Cerdan e Solange Nogueira. O cinema não existe sem fotografia e por isso as temos juntas no projeto.

Para o cinema, também pensei em usar artistas locas e os escolhidos foram, Dário Héberson e Nabil Duarte, cineastas locais produtores do filme ‘Mãe de ouro e o encanto da vela oculta’. Um filme de suspense que os meninos estão amando assistir. Hoje eles residem em São Paulo, após Dário ter ganho o 3º Bake Off Brasil em 2017 e não puderam comparecer pessoalmente na reexibição da obra”, comentou Katia.

A reexibição contou ainda com a participação dos atores da obra, Isac Adielle e Sidney Novais, que, aliados ao vídeo exibido ao fim da sessão pelos autores, ajudaram a contar um pouca da produção do filme aos adolescentes.

O projeto ainda contará com algumas etapas para a sua conclusão, que envolverão a montagem de vídeos que contem um pouco da história de Teixeira de Freitas com base em paródias feitas do hino da cidade e aulas de filmagem, iluminação e edição para celulares pelo cineasta, Jossiel Novais.


Por Ascom PMTF

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem

Curta, deixe nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos



Deixe seu comentário