Tião da Sucam morre de covid-19 no Hospital Sobrasa
Morreu na tarde deste domingo, 3 de janeiro, no Hospital Sobrasa de Teixeira de Freitas, o ex-vereador e presidente do Partido Progressista (PP) de Nova Viçosa, Sebastião Rodrigues Santana, o Tião da Sucam, em consequência da covid-19.
Tião da Sucam chegou em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, no final dos anos 70 para coordenar as equipes da Fundação Nacional de Saúde (Sucam) e teve papel fundamental nas campanhas de combate à dengue e à malária na região.
Pai de um casal de filhos, Tião também teve papel importante na política de Nova Viçosa, foi vereador por 4 mandatos, foi presidente da Câmara e sua última atuação como candidato foi em 2004 quando disputou a candidatura de vice-prefeito na chapa do advogado, Charles Coelho. Na época, Charles perdeu a eleição para o então agora deputado Robinho e a partir daí, Tião atuou nos bastidores da política local, como presidente do PP.
Ele é tio do atual vice-prefeito, Milton Rodrigues Santana, eleito em 15 de novembro junto com Luciana, atual prefeita.
Tião contraiu o novo coronavírus no final de novembro, depois da eleição. No mesmo mês ele foi internado no Hospital Sobrasa e nos últimos dias tinha apresentado melhora no seu quadro clínico, mas acabou não resistindo neste domingo.
O corpo de Tião da Sucam será velado das 7h às 15h no espaço aberto da Loja Maçônica Inconfidência Baiana em Posto da Mata. Tião deixa esposa, um casal de filhos e 3 netos.
Edição: Bell Kojima