Destaque

Alunos voltam a viver drama sobre extinção do Colégio Wilson Brito

14/12/2015 - 19h54
Alunos Wilson Brito

Alunos do Colégio Estadual Wilson Alves de Brito, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Teixeira de Freitas, voltaram a viver o drama da ameaça de extinção da escola.

De acordo com uma carta aberta divulgada pela direção da Escola na última semana, há quase 4 anos que o NRE 07 (Número Regional de Educação) vem atormentando o Colégio, sempre no final de cada ano, com notícias de que ela será fechada. No local, passaria a funcionar departamentos do próprio NRE.

Com quase 50 anos de existência o Wilson Alves de Brito, é tido como referência no município, inclusive foi destaque regional no IDEB de 2013, segundo os professores.

Desde que os rumores sobre a extinção começaram, o Estado começou a extinguir séries no Colégio, sobrando apenas o 9º ano e o EJA, no período noturno.

Ainda segundo a direção, o NRE já deixou claro em suas reuniões que não tem interesse no funcionamento do Colégio, apenas na estrutura física.

Alunos Wilson Brito2

De acordo com a carta aberta, no mês de agosto deste ano, o NRE 07 propôs que o Colégio Wilson Brito e a Escola Juscelino Barreto dos Santos passassem a funcionar juntas no espaço da Escola Juscelino, duas escolas no mesmo espaço. O Wilson chegou a mudar de endereço sem a publicação de uma autorização no Diário Oficial. “Para quê tudo isso? Para instalar alguns setores do NRE 07, que passaram a funcionar nas salas de aulas do Colégio Wilson Brito”, argumenta o documento.

Na metade do mês de novembro, o Estado iniciou a reforma esperada desde 2011, época em que o colégio, com ameaça de queda do telhado por conta da precariedade do prédio, recebeu do FAED (Fundo de Assistência Educacional), uma verba em torno de R$ 104.000.00 (cento e quatro mil reais), no entanto, a reforma não teria acontecido no mesmo ano, por porque a NRE 07, teria negado a autorização para início.

Recentemente, em uma reunião com professores, funcionários, representante dos alunos das escolas Wilson e Juscelino, o diretor do NRE 07, Agnaldo Pereira, anunciou que ambas serão fechadas em 2016, e que os alunos serão transferidos para o Colégio Rui Barbosa ou para onde houver vagas.

Na última quinta-feira, 10 de dezembro, alunos e professores realizaram uma caminhada protestando sobre a decisão do NRE 07, o ato terminou na Câmara de Vereadores. Durante a sessão os edis garantiram que vão tentar um diálogo para saber o que pode ser feito sobre o assunto.

Fonte Sulbahianews


Deixe seu comentário