Cidadania

Escola Municipal São José promove ação com o tema “Educação e Saúde na Praça”

22/07/2019 - 14h32Por: Equipe da escola

A Escola Municipal do Ensino Fundamental São José, próxima às margens da BA 290, distrito de São José de Alcobaça, atende uma clientela oriunda de diversas comunidades rurais tais como: Apaga Fogo, Cantagalo, São Bernardo, Portela, Alto Alegre, Caxangá, Bom Jesus, assentamentos do M.S.T., Cana Brava, entre outras, inclusas em diversas classes sociais, nos turnos diurno e noturno.

O projeto Político Pedagógico da instituição escolar se constitui de temas relevantes para a melhoria da qualidade do ensino. Em 2008, incluiu no seu calendário o tema “Escola, Família e Igreja por uma Educação Inclusa“.

Em todos esses anos vem desenvolvendo atividades diferenciadas que sempre vêm comungando os mesmos ideais, sempre as ações acontecem em 20 de julho, por ser o Dia da Amizade, como também comemorar quando a cidade de Alcobaça foi elevada a Vila.

Esse ano trouxe dentro da temática a ação cujo tema é: “Educação e Saúde na Praça“, no qual promoveu no dia 19 de julho desse ano, uma participação efetiva da comunidade escolar e extraescolar, através da parceria com os pais e outros segmentos da sociedade, buscando criar condições para promoção de uma educação construtiva e equitativa através de um trabalho coletivo e educativo.

Nesse contexto as secretarias foram parceiras e foram sugeridas as mesmas, atividades que pudessem estar em sintonia com a ação. Assim a Secretaria de Saúde apresentou orientações sobre a saúde bucal, testes de diabetes e doenças transmissíveis, a Secretaria de Agricultura promoveu a Feira Agroecológica, a Pastoral da Criança com as plantas que curam, e outras atividades, a academia Boa Forma e os professores de Educação Física da escola apresentaram os benefícios dos exercícios físicos, a Secretaria de Administração com RG.

O projeto Dona Flora alegrou o evento com a parte musical, a Igreja Católica de São José ficou com a acolhida, celebração e louvores em favor da Paz Contínua, a escola com as construções literárias, e a leitura na praça, como também com a oficina Fábrica de Ideias através da arte.

Contamos com a parceria da Suzano através do PVE, com a participação de Kariny Paiva. Foi notável a integração dos envolvidos, troca de experiências, desde as construções e apresentações. Foi dado ênfase a prevenção das doenças a partir dos alimentos saudáveis para uma saúde de qualidade, os valores dos exercícios físicos para o equilíbrio físico e mental, valorização da leitura e da escrita para uma educação inclusa.

O evento tomou corpo e cresceu, mostrando para o território a vitalidade de uma escola rural.

A escola tem se apropriado da temática rural, da lida no campo, das culturas, da importância dos agricultores, que também são pais e avós dos alunos, em relação às práticas desenvolvidas no contexto escolar.

A ideia foi aproximar essas pessoas, agricultores, donos de farinheiras, representantes de associações rurais entre outros, para conversar e mostrar como a escola vem trabalhando no território com relação ao foco de atividades escritas, lúdicas e discussões.

O SAMU fez uma breve apresentação com importantes informações sobre primeiros socorros. Várias bancas de frutas, verduras e hortaliças dos agricultores da região e muita comida saborosa estiveram ali dispostas.

Apresentações culturais do grupo Capoeira Liberdade, da comunidade Portela, jogral, paródias, coreografias feita pelos alunos e muitas outras atividades que se estenderam por todo o dia e a noite. Os professores, pais, alunos, coordenadores pedagógicos, diretores, setor administrativo escolar, auxiliar de ensino, merendeiras, porteiros e vigilantes estiveram todos envolvidos e receptivos.

Em todo o evento estiveram prestigiando as atividades, as escolas Ulisses Guimarães e a Creche Mãe Mita, Escola Estadual Eunice Jerônimo, Faculdade Federal do Sul da Bahia, SEME, secretarias, considerando a participação brilhante da equipe da Secretaria de Educação e sua atual secretária, Anilda França, que tem sua participação ativa na ação desde 2008, quando era técnica pedagógica da secretaria, o prefeito, Léo Brito, apoio da Polícia Militar junto aos demais vereadores que apoiaram e prestigiaram o evento, dentre outros convidados.

O sucesso de qualquer proposta educacional, certamente está relacionado à participação dos pais, ao interesse da família pela vida escolar do aluno, ao estímulo a leitura e aos estudos individuais e ao hábito de fazer e corrigir as atividades de casa, ingredientes dependentes da ação conjunta da escola, da família e da igreja, três parceiros que podem contribuir para o sucesso dos alunos, para uma educação de qualidade e principalmente para a formação plena de cidadãos.

O envolvimento de todos foram de grande importância, desde o planejamento até a execução do evento, pois quando todos se envolvem, a escola cumpre melhor o seu papel.

Galeria de fotos

ver todas (13)

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário