Destaque

Jadson Ruas comemora ampliação do acesso ao ensino superior com a conquista do Colégio Universitário de Caravelas

01/08/2015 - 18h26
Jadson Ruas e vice reitora Joana Angelica

A Universidade Federal do Sul da Bahia iniciou o seu Encontro Regional do I Fórum Social, no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas na sexta-feira, dia 31 de julho, e sábado, dia 1º de agosto, no Cenarium Eventos. Na abertura se fizeram presentes o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco (PT), o prefeito de Caravelas, Jadsom Ruas (PDT), de Itanhém Miltom Guimarães, o “Bemtivi” (PTB), a diretora do Departamento de Educação do Campus-X da UNEB, professora doutora Minervina Joseli Espínola Reis, o secretário Municipal de Educação de Teixeira de Freitas, Ariosvaldo Alves e muitos outros representantes de comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas e dos movimentos sociais rurais e urbanos, além da presença da vice-reitora da UFSB, professora doutora Joana Angélica Guimarães.

Houve uma apresentação dos índios da aldeia Pé do Monte, de Itamaraju. O Cacique Guarú falou que a finalidade deles é cooperar para as discussões, como também ouvir mais sobre as pesquisas acadêmicas. “Quanto mais o índio fica informado, ele aprende. E este aprendizado nos enriquece culturalmente”, disse. A vice-reitora, Joana Angélica Guimarães, informou que já são 1600 alunos na UFSB, dividido nos três campi da universidade (Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas). Segundo ela já estão funcionando oito colégios universitários, sendo que dois estão no Campi Paulo Freire, um na cidade de Itamaraju e o outro na própria Teixeira de Freitas. E anunciou que o novo colégio universitário está se instalando na cidade de Caravelas e começa a funcionar a partir do mês de fevereiro de 2016, para atender toda a região litorânea composta por Caravelas, Alcobaça e Prado.

Jadson Ruas e mesa

O prefeito de Caravelas, Jadson Ruas que também é o atual presidente da APES – Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia, comemorou a conquista e mais ainda ao saber a data definida que passará a funcionar o Colégio Universitário de Caravelas, aquisição que tanto projetou e aguardava este resultado com ansiedade. Conforme Jadson Ruas, este colégio poderia ser em Prado ou em Alcobaça por uma questão estratégica, não que estes municípios não mereçam tê-lo, mas a sua luta de sediar o Colégio Universitário em Caravelas teve uma razão e um respeito plausível em favor da história do município e da historiografia cultural que possui a cidade. E, por esta razão disse que se empenhou pessoalmente junto as autoridades competentes para que Caravelas recebesse a unidade como forma de valorizar a biografia educacional da cidade, que embora, sua instalação em Caravelas, nada atrapalhará para quem vem de Alcobaça e Prado para estudar em Caravelas, porque são cidades próximas.

O prefeito Jadson Ruas disse que o Colégio Universitário é uma experiência nova e desafiadora, porque rompe o sistema tradicional e proporciona maior interação com os alunos. Para ele é um modelo que reforça o ensino universitário, ampliando os conhecimentos gerais, ao mesmo tempo em que mantém os estudantes próximos da sua comunidade e permitem a troca de conhecimentos, com mais interação e ampliando o processo de formação. “Na medida em que buscam envolver toda a sociedade, as universidades públicas têm um papel importante nesse processo, facilitando a mobilidade dos alunos, já que nessa fase inicial eles não precisam sair de onde moram e só vão competir pelas vagas com colegas da localidade, melhorando o índice de acesso a UFSB”, disse o prefeito Jadson Ruas.

O Colégio Universitário de Caravelas da UFSB terá cerca de 330 vagas, com o primeiro ano focado de formação geral, um modelo pioneiro no Estado. Após esse período, o aluno terá acesso às Licenciaturas Interdisciplinares nas áreas de Artes,  Ciência da Natureza, Ciência Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Computação. O modelo pedagógico é inovador e vai permitir que o estudante primeiro ingresse na universidade e faça disciplinas comuns e só depois de dois anos escolha a carreira na qual pretende se graduar. Em Caravelas o Colégio Universitário será operado e supervisionado pela UFSB nas instalações da Escola Estadual Polivalente, que foi reformada e está sendo adequada para ser cedida pelo governo estadual.

A vice-reitora da UFSB, professora doutora Joana Angélica Guimarães destacou o empenho do prefeito Jadson Ruas que apresentou mecanismos e estudos concretos de prioridades que convenceram a Universidade Federal do Sul da Bahia a implantar o seu terceiro Colégio Universitário do Campi Paulo Freire, na cidade de Caravelas. Para ela, esta espécie de parceria consciente é fundamental para melhora da qualidade do ensino público. E ressaltou que o prefeito Jadson Ruas demonstrou comprometimento com esse Pacto pela Educação com desejo que toda a sua comunidade se envolva nesse processo, que na realidade vai  fortalecer o ensino público de Caravelas em todos os níveis.

“A chegada da UFSB para a região foi sem dúvida alguma, a nossa maior aquisição na educação nos últimos tempos e ter obtido o êxito em trazer o Colégio Universitário para Caravelas é também sem dúvida alguma, a nossa maior conquista neste nosso mandato no setor da educação. Portanto, me sinto realizado e feliz igual todos os pais e alunos de Caravelas, Alcobaça e Prado que vão receber na porta de casa, propostas inovadoras na área pedagógica na ampliação do acesso ao ensino superior em Caravelas”, comemorou o prefeito Jadson Ruas.

Ainda na opinião do prefeito Jadson Ruas, a implantação do Colégio Universitário é uma das propostas mais inovadoras e democráticas da educação e que vem somar com seu plano de governo. Para ele, Caravelas, finalmente, terá à disposição uma grande universidade, com cursos voltados para atender à demanda e o interesse regional. Jadson Ruas também explicou as dificuldades que os estudantes de Caravelas encontram para ingressar nos cursos do terceiro grau, sendo obrigados a se deslocar para outras cidades.

“Temos oferecido condução de qualidade e gratuito para diminuir as dificuldades vividas pelos acadêmicos da sede e do interior, inclusive somos a única cidade da região que possuímos 7 ônibus diários somente para transportar estudantes universitários para Teixeira de Freitas. E que a partir do próximo ano muito deles terão a oportunidade de estudar na sua própria cidade”, festeja o prefeito Jadson Ruas. (Por Athylla Borborema / fotos Sulbahianews).


Deixe seu comentário