Destaque

Teixeira de Freitas tem Universidade Federal: aulas começam em Setembro

30/06/2014 - 17h29
UFSB

Sim, nós temos! A população teixeirense tem razões para se orgulhar. O município já sedia uma Universidade Federal, nossos jovens se formarão estudando perto de casa, junto da família e gratuitamente. Mães e pais verão seus filhos se tornarem doutores, aqui mesmo em Teixeira de Freitas, numa Universidade que prega um modelo absolutamente inovador de ensino, que servirá de guia para as principais instituições do Brasil e até mesmo do exterior. As aulas começam em Setembro deste ano, mas desde já o trabalho está sendo realizado. A revolução no ensino brasileiro, com foco no ensino superior, foi iniciada há cerca de 12 anos. Iniciativas continuadas na atual gestão do governo Federal propiciaram saltos como a criação de 18 universidades públicas, por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni).

A implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Teixeira de Freitas já é realidade para centenas de estudantes. Quase 30 mil candidatos se inscreveram, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para estudar nos campi da UFSB. Os primeiros selecionados já fizeram sua matrícula e os classificados na segunda chamada do Sisu terão até o dia 02/07 para formalizar o seu ingresso na Universidade. Para o campus de Teixeira de Freitas foram mais de 3 mil inscritos para os Bacharelados Interdisciplinares em Artes, Humanidades, Ciências, Saúde, e o ABI em Licenciaturas Interdisciplinares, destes, 250 começarão a estudar ainda este ano. Segundo o Ministério de Educação (MEC), somente no ano passado, no Brasil, cerca de 119 mil novos alunos se matricularam em Universidades por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e mais de um milhão de alunos tiveram acesso a bolsas integrais e parciais de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O campus Paulo Freire foi implantado em Teixeira de Freitas em 29 de novembro de 2013. A Universidade trouxe para Teixeira de Freitas e região a ampliação das oportunidades acadêmicas e científicas, também, no desenvolvimento socioeconômico. A circulação de pessoas permitirá o aquecimento do comércio e ampliação do mercado de trabalho. Os próximos meses serão intensos. As intervenções na estrutura física da sede da UFSB/Campus Paulo Freire, que fica na Praça Joana Angélica em Teixeira de Freitas serão iniciadas, e o corpo docente e técnico está sendo formado. O resultado para os professores redistribuídos de outras instituições ou selecionados através do concurso passaram por trâmites burocráticos foi divulgado nesta segunda-feira (30), e está disponível através deste link: http://www.concursos.ufba.br/resultado_edital022014_UFSB.html


Deixe seu comentário