Ensino
militar

Teixeira de Freitas terá sua primeira escola municipal militar a partir de setembro

10/08/2019 - 16h37Por: Ascom PMTF

A implantação da primeira escola com formação cívico-militar na rede municipal de Teixeira de Freitas, será realizada no próximo mês e a unidade escolhida foi a Escola Clélia das Graças Figueiredo Pinto localizada no bairro Santa Rita. O objetivo do prefeito, Temóteo Alves de Brito é que 5 escolas recebam o método nesta primeira fase.

A cerimônia de apresentação a comunidade aconteceu na noite desta quinta-feira, 8 de agosto. A implantação será realizada através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, firmado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas (PMTF)/secretarias de Educação e Cultura, Segurança Pública e Cidadania e Polícia Militar da Bahia, que, através do projeto Vetor Disciplinar, propõem contemplar a Escola Clélia com a disciplina dos Colégios da Polícia Militar do Estado da Bahia.

Pretendemos fazer uma transformação profunda em nossa rede municipal. E essa é apena uma das 5 que iremos implantar. Nosso intuito é realizar os sonhos dos pais que há muito desejam receber mais uma unidade escolar militar na cidade. A escola Clélia será a nossa primeira da rede municipal, mas esse mesmo regime está presente em 62 municípios do nosso Estado”, comentou o gestor.

A escola que conta hoje com 1.132 alunos, passará por mudanças estruturais, a fim de adequação ao novo modelo proposto e a contratação de 6 policiais militares da reserva remunerada (aposentados) para atuarem na escola realizando o acompanhamento disciplinar dos alunos. O projeto perpassa ainda em submeter os alunos à um regime disciplinar diferenciado, cercado de civismo, cidadania e respeito aos valores morais.

A reunião contou com a presença de pais, professores, coordenadores e autoridades locais, dentre elas o delegado, Manoel Andretta e o vereador, Sargento Berg, autor da indicação parlamentar que transformará a escola em regime militar.

Na oportunidade, o secretário de Educação e Cultura, Hermon Freitas, comentou a respeito da implantação do projeto.

A educação municipal só tem a ganhar com o advento dessa nova ferramenta educacional implantada. Esperamos seis meses para fazer a implantação do projeto que chega agora maduro, tendo em vista as experiencias semelhantes na região. Uma iniciativa do prefeito, Temóteo Brito, que acredita na resolução dos problemas disciplinares com a chegada da novidade na escola.

O secretário de Segurança e Cidadania, capitão, Victor Costa, explanou sobre os detalhes para a implantação do projeto no colégio e trouxe reflexões sobre o papel educacional de cada pasta.

Victor Costa, capitão, secretário de Segurança e Cidadania

Estamos fazendo esta capacitação com toda equipe técnica da escola, que ao longo dessa quinta-feira, também tiveram apresentados o projeto. Iremos ainda capacitar os policiais da reserva que irão atuar na unidade. Para nós é motivo de alegria essa nova ferramenta educacional.

Para Emilio Cezar Sangali, representante de pais no Conselho Escolar, a chegada do regime militar na escola representa uma grande conquista.

Essa é uma grande conquista, que há muito era aguarda pela comunidade e a escola necessitava desse olhar disciplinar. Tenho entrado em contato com os pais e eles têm recebido bem a proposta e estão expectantes.

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário