Destaque

Professor Leonardo e o presidente “Galego” completam 20 anos na formação de jogadores e homens

20/02/2014 - 15h24
Leonardo e Galego a dupla irmãos coragem do futebol de Teixeira de freitas

Após 10 anos inativa, a Escolinha de Futebol Naldo e Galego (AFUNG) voltou às atividades, completando agora 8 meses. Neste mês de fevereiro, após criteriosa avaliação da sua nova diretoria, eles resolveram realizar uma reformulação completa, e a primeira inciativa foi mudar o nome do projeto, que passou a se chamar Sport Club de Teixeira de Freitas.

A escolinha foi fundada nos meados dos anos 90, no governo do então prefeito Timóteo Brito, pelos desportistas e irmãos Naldo e “Galego”, componentes de família tradicional em Teixeira de Freitas.Novo folder do projeto

O projeto de tantas glórias e tradição no futebol e no futsal teixeirense foi desativado na gestão do padre Aparecido, assim que Érico Cavalcanti Ledo assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer do município e solicitou da antiga AFUNG o local onde realizava o seu trabalho (fundos do antigo estádio Robertão), de propriedade do município. Assim, por não encontrar outro espaço adequado para manter o trabalho, Edinaldo dos Reis de Góis (Galego), diretor na ocasião, foi obrigado a fechar as portas.

Alguns meses depois, ele tentou retornar com o projeto, funcionando no campinho dos fundos do Posto Áries, mas, acabou não encontrando apoio, passando a administração da escolinha a um dos seus antigos alunos e assessor Dhesy, que ainda tentou por algum tempo levar adiante os trabalhos, porém, não conseguiu, acabou encerrando as atividades em definitivo.Wilker revelado na AFUNG atuou durante 10 anos na Itália, hoje ele está vinculado ao Serrano de Vitória da Conquista

Uma das maiores revelações do projeto de AFUNG (Naldo e Galego), agora Sport Club,  foi o jogador Wilker, que jogou 10 anos na Itália e, atualmente, está vinculado ao Serrano.Itálo revelado pela AFUNG atua nas divisões de base do Vasco do RJ

O retorno do projeto aconteceu no dia 6 de julho, no mesmo local. No final do ano houve uma tentativa de junção com a AATF, mas a parceria durou pouco tempo. Agora, com nova estrutura, o trabalho está sendo realizado no local batizado como CT do SPORT, situado nos fundos do Posto Áries, no trevo, de propriedade da família Pires e Pires.

“Mesmo com muitas dificuldades no quesito apoio, o trabalho vem sendo feito e jamais irá parar, pois esporte está no sangue da Família Góis”, disse à nossa reportagem o presidente do SPORT, Edinaldo Góis, mais conhecido como “Galego”.jogador Alex com passagem por Fluminense, Grêmio e Internacional do RS hoje no futebol Romeno foi revelado pela AFUNG hoje  Sport Club Teixeira de Freitas

O jogador Alex, com passagens pelo Internacional e Grêmio de Porto Alegre, entre outros clubes do Brasil, hoje no Panduri da Romênia, foi outro jogador que começou na antiga AFUNG, hoje Sport Club.

O projeto está trabalhando com todas as categorias – da Mirim a Juniores.

“A proposta inicial é colaborar com o social. Queremos contribuir com o social para tirar os garotos das ruas e ampliar o projeto até chegar ao profissionalismo”, contou “Galego”.

Segundo ele, alguns empresários da cidade já se colocaram predispostos a apoiar o projeto. O pensamento inicial da diretoria é junto com todos os parceiros, futuramente, criar o plano profissional. “Galego” disse também que as atividades estão sendo realizadas três vezes por semana – às terças, quintas, à tarde, a partir das 15h30; e aos sábados pela manhã, com início às 08 horas.

Junto com “Galego” trabalha o seu irmão Leonardo, o “Baixinho”, que também adquiriu  muita experiência, pois é ex-jogador, atleta profissional, tendo atuado em alguns clubes do Chile e da Itália  e outros do futebol brasileiro. Ele disse que tem toda certeza que o projeto vai dar muitos frutos e que metas importantes, entre elas o profissionalismo, serão alcançadas em 2015. “Sentamos nós dois, ‘Galego’ e eu, fizemos criteriosamente toda a avaliação necessária para iniciarmos este trabalho, planejamos os custos e demais necessidades para o projeto dar certo, e tenho certeza que iremos alcançar os nossos objetivos. A nossa proposta não é apenas tentar revelar jogadores de futebol, mas sim contribuir com o social no sentido de tirar as crianças e os jovens das ruas e das drogas, e formar homens para a sociedade”, relatou “Baixinho”.

Ele disse ainda que o trabalho será uma verdadeira garimpagem a procura de atletas   garotos e jovens interessados em participar de futebol e que ainda não tiveram sorte na carreira. “Não haverá discriminação, todos estão convidados para vir ao nosso local de trabalho e se cadastrar conosco, aqui no CT Fundos do Posto Aries no Trevo”, disse.

Segundo o presidente Edinaldo Góis, estão sendo realizadas várias parcerias com alguns clubes e empresários do Brasil. Wle citou o nome do seu amigo Roberto Pena, presidente da Catuense e do Dr. Hélio da Action Sports do Rio de Janeiro.

“Inclusive, já estamos colocando alguns atletas em vários clubes”, afirmou.

Por- Amadeu Ferreira

Jornal Tribuna do Esporte

Com- informações de Edinaldo Góis


Deixe seu comentário
Tentativa de homicídio Homem é esfaqueado em bar no Bairro Ulisses Guimarães e socorrido ao HMTF
22 de setembro de 2019 - 22:00h
Homicídio Homem é barbaramente assassinado no interior de Mucuri
22 de setembro de 2019 - 19:27h
Latrocínio Padre morre estrangulado em igreja
22 de setembro de 2019 - 15:53h
Exploração de petróleo MPF move ação contra leilão de blocos marítimos próximos a Abrolhos previsto par
22 de setembro de 2019 - 15:32h
Tentativa de homicídio Confusão termina com dois moradores esfaqueados no interior do Prado
22 de setembro de 2019 - 15:14h
Luto Luto- Morre de AVC o ex GM Ailton Souza
22 de setembro de 2019 - 15:07h