Saúde

Nova Viçosa: ONG Visão sem Fronteiras realiza mais de 800 atendimentos oftalmológicos em 2 dias

06/11/2019 - 11h12Por: Ascom Nova Viçosa

Um mutirão realizado na sede do município de Nova Viçosa atendeu em 2 dias de trabalho, segunda e terça-feira, 4 e 5 de novembro, cerca de 800 pessoas para exames e encaminhamentos oftalmológicos. A iniciativa é da ONG Visão sem Fronteiras que, através da Câmara Municipal de Vereadores, numa mobilização dos vereadores Renato Lage e do presidente da Casa, o vereador José Anastácio, onde a oferta dos serviços desafogou as filas de espera pelo Sistema único de Saúde (SUS) na sede do município.

Para o presidente da Câmara, o órgão tem desenvolvido diversas estratégias para atender cada vez mais e melhor a população de Nova Viçosa.

Aqui na Câmara atualmente temos o recadastramento biométrico com um posto avançado do TRE, ano passado ofertamos uma capacitação para cerca de mil pessoas, de graça aqui na sede e outras mil em Posto da Mata. Com esse mutirão oftalmológico estamos praticamente zerando as filas aqui na sede, ainda esse mês uma ação parecida estará sendo feita em Posto da Mata, não mais pela câmara, mas o importante é que aconteça“, concluiu José Anastácio.

Cada consulta durou no máximo 20 minutos, a maioria dos pacientes atendidos apresentaram algum problema de visão, uns menos graves outros com complicações bem nítidas, em alguns casos específicos alguns pacientes foram encaminhados para a Central de Regulação do município para que fossem atendidos com colírios específicos.

Para os que precisam de óculos, foi entregue uma receita e eles puderam optar por mandar fazê-los através da própria ONG com condições facilitadas ou em uma ótica da escolha do paciente. Os que necessitam exames ou cirurgias já saíram da consulta com os devidos encaminhamentos.

Para Renato Lage, o que chamou a atenção foi a quantidade e a faixa etária dos pacientes cadastrados.

Normalmente se tem um padrão de atendimento, adolescentes acima dos 15 e pessoas na casa dos 40, claro, esses dados são de sistematização, mas aqui tivemos desde crianças de colo até idosos com mais de 70 anos, uma preocupação maior, uma vez que as crianças, por exemplo, estão desenvolvendo algum problema cada vez mais cedo“, afirmou.

A senhora Joana da Conceição, 59 anos, estava há quase 2 anos na fila de espera e finalmente conseguiu uma consulta. Ela agradeceu os vereadores pela oportunidade de fazer o exame.

Não demorei 5 minutos na fila, o atendimento foi rápido e eficaz. Passei pela triagem na semana passada, e hoje já consegui fazer a consulta.

Para realização do mutirão, a Câmara Municipal de Vereadores disponibilizou 4 gabinetes que serviram de consultórios nesses 2 dias de atendimentos.

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário