Simpósio em saúde

Vem aí o I Simpósio de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Extremo Sul

03/08/2019 - 12h45Por: Bell Kojima

O Núcleo Regional de Saúde (NRS) Extremo Sul, através da Vigilância em Saúde do Trabalhador, anunciam para o próximo dia 13 de agosto, no município de Teixeira de Feitas, a realização do I Simpósio de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Extremo Sul, que se realizará no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), rua Manaus, 337, bairro Bela Vista.

Sendo o público alvo as referências técnicas municipais em Vigilância à Saúde do Trabalhador (Visat), Atenção Básica (AB), Vigilância Epidemiológica (VIEP) dos 21 municípios.

Na oportunidade, Kamile Serravalle, coordenadora da Coger/Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apresentará um breve panorama de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Extremo Sul.

As discussões acontecerão após os municípios de Belmonte, Caravelas, Nova Viçosa e Itamaraju abordarem experiências de acidentes de trabalho graves ocorridas em seus municípios.

A médica epidemiologista da Coast e referência estadual do Núcleo Epidemiológico da Sesab, dra. Jesuína Castro, fará uma explanação de definição de acidente de trabalho grave, nota técnica e notificações destes agravos no Sistema Nacional de Notificações de Agravos (Sinan).

O evento ainda contará com a presença do coordenador da Covap/Divast/Sesab, Celso Joélio Amorim, que abordará a temática “Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho“.

Contando ainda com a presença de Adriana R. Silva, sanitarista e apoio institucional da Divast bem como Anne Andréa Lemos, referência técnica e apoio institucional da Divast.

Ainda terá um espaço onde os municípios irão expor seu perfil epidemiológico em saúde do trabalhador, fruto da oficina que ocorreu na quarta-feira, 31 de julho, na Faculdade Pitágoras.

Rodrigo Kuada, coordenador do Núcleo Extremo Sul disse que “tem sido um trabalho contínuo da sua gestão na prevenção de acidentes e valorização da classe trabalhador“.

A técnica de referência do Núcleo de Teixeira de Freitas, Maria José Costa, disse que o encontro agrega ainda mais conhecimento através das escutas, interação e troca de experiências entre os atores dos municípios envolvidos.

De acordo com recentes pesquisas em observatório realizado no país, a cada três horas e quarenta minutos, um trabalhador vai a óbito por acidente de trabalho, então é muito importante esse apoio da Divast e do Coger em trazer para a discussão o que pode ser feito na nossa região“, destaca.

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário