Destaque

Cientistas reclamam de entraves que impedem envio de zika para pesquisa em outros países

09/02/2016 - 17h57
Zika

Cientistas americanos e europeus afirmam que o Brasil está colocando dificuldades para enviar amostras do zika vírus para realização de pesquisas para desenvolver kits de diagnóstico, remédios e vacinas. De acordo com o BBC Brasil, especialistas brasileiros afirma que há um entrave legal e que querem trazer os pesquisadores estrangeiros para estudar a doença no Brasil, em parceria com os cientistas daqui, e não em seus países de origem. A ideia seria garantir que os avanços descobertos beneficiem primeiro a população brasileira, mais atingida pela epidemia do zika.

Os especialistas afirma que os pesquisadores estrangeiros estariam se valendo de amostras de epidemias passadas — em locais como Polinésia Francesa e Uganda – para fazer seus trabalhos, o que não é considerado ideal. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, afirmou que não pode enviar as amostras para o exterior, pois há uma lei que protege o patrimônio genético nacional, ainda não regulamentada.

A norma evita situações já ocorridas no passado, como o caso em que amostras de sangue de índios ianomâmis foram parar nos Estados Unidos sem autorização. A mesma norma protege também o patrimônio ambiental, evitando, por exemplo, a retirada de plantas nativas do país, o que poderia provocar prejuízo econômico. Agora, o governo federal estuda formas de facilitar o envio das amostras do vírus por meio de um decreto ou pela regulamentação do Marco Legal da Biodiversidade, que impõe as regras hoje classificadas como “complexas” e burocráticas pelos cientistas.

De forma paralela, a Universidade do Texas coletaram materiais no país para uma pesquisa que procura desenvolver uma vacina para o zika, parte de uma parceria entre o Brasil e os EUA. O Ministério da Saúde afirmou que está à disposição dos órgãos internacionais e que já há iniciativas com estrangeiros, como no caso de especialistas ligados ao Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).

Fonte Bahianoticias


Deixe seu comentário
Tentativa de homicídio Homem é esfaqueado em bar no Bairro Ulisses Guimarães e socorrido ao HMTF
22 de setembro de 2019 - 22:00h
Homicídio Homem é barbaramente assassinado no interior de Mucuri
22 de setembro de 2019 - 19:27h
Latrocínio Padre morre estrangulado em igreja
22 de setembro de 2019 - 15:53h
Exploração de petróleo MPF move ação contra leilão de blocos marítimos próximos a Abrolhos previsto par
22 de setembro de 2019 - 15:32h
Tentativa de homicídio Confusão termina com dois moradores esfaqueados no interior do Prado
22 de setembro de 2019 - 15:14h
Luto Luto- Morre de AVC o ex GM Ailton Souza
22 de setembro de 2019 - 15:07h