Destaque

Dia Mundial da Água. O que comemorar em Teixeira?

22/03/2014 - 13h15
Stiuacao da agua em Teixeira (1)

Hoje, dia 22 de março é comemorado o dia mundial da água. A data foi criada pela ONU ( Organização das Nações Unidas) e tem como base a discussão de vários temas ligados à essa riqueza natural e bem imprescindível a espécie humana.

É de nosso conhecimento que o planeta terra é composto por um terço deste líquido da vida, e ainda que, apenas 0,08% de toda esta água é potável, ou seja, própria para o consumo humano.Stiuacao da agua em Teixeira (6)

A grande preocupação da humanidade é  o fato da maioria dos afluentes ( rios, lagos, represas) estão sendo contaminados, poluídos diariamente, diante da ação predatória do homem e de sua insensatez.Stiuacao da agua em Teixeira (2)

O medo que no futuro próximo falte água de boa qualidade para o consumo, fez com que a ONU fizesse do dia 22 de Março, o dia Mundial da água, com objetivo de criar uma reflexão ou ainda, uma consciência ecológica na população.Stiuacao da agua em Teixeira (5)

Mas, e em Teixeira de Freitas? Como anda o cuidado com este bem tão precioso?

“Nossa equipe de reportagem esteve visitando o “cartão postal” aquático de Teixeira de Freitas, a” Biquinha do Colina Verde”.Stiuacao da agua em Teixeira (4)

A situação desta fonte de riqueza natural encontra-se em estado degradante. O acesso difícil, o lixo são apenas alguns dos fatores negativos que pudemos notar.

Várias famílias abastecem suas casas com a água da bica, hoje não mais tão pura, e a utilizam para consumo e para manutenção dos afazeres domésticos.

Paralelo ao descaso da Biquinha encontramos, ainda outrora, um importante córrego que corta vários bairros de Teixeira, tendo seu auge na represa do bairro Santa Rita, também contaminada e chega até a “ baixada do Teixeirinha, infelizmente em forma já de esgoto.Stiuacao da agua em Teixeira (3)

É possível ver canos de esgotos sem nenhum tipo de tratamento, ainda assim, desaguando sua sujeira nas margens do quase extinto córrego charqueado.

Certamente, em Teixeira, o Dia Mundial da Água não é de reflexão, é simplesmente uma mera estatística do descaso que vive toda a cidade, tão  abandonada pela administração pública.

Por Viviane Moreira/Repórter Coragem


Deixe seu comentário