Destaque

Eleitores deixam para regularizar o título na última hora e enfrentam filas gigantescas

29/04/2016 - 19h35

Fila para regularizar o título em Teixeira (2)

O prazo para alistamento eleitoral, transferência e regularização termina na próxima quarta-feira, 4 de maio.

Em Teixeira de Freitas, uma multidão de pessoas se aglomera em frente do Fórum todos os dias e mais da metade voltam para casa sem conseguir atendimento.

Por dia, cerca de 80 fixas são distribuídas, e para conseguir atendimento é necessário chegar muito cedo. Na segunda-feira (25), a fila ultrapassava o número de fixas que seriam entregues, e devido ao sol quente muitas pessoas passaram mal e precisaram de atendimento médico.

Isso ocorre, porque deixaram a regularização para a última hora e não procurando o Cartório ou SAC no período indicado.

Fila para regularizar o título em Teixeira (1)

O SAC, inclusive, estava fazendo atendimento agendado pelo telefone ou site, mas com a grande demanda, não há mais vagas para agendamento.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.

Vale ressaltar que a data final é também para os eleitores que mudaram de casa dentro do mesmo município e precisam realizar a alteração de endereço do título eleitoral.

Fila para regularizar o título em Teixeira (3)

O prazo vale ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial.

Aquele que for maior de idade e não realizaram o alistamento eleitoral para o voto obrigatório está sujeito a pagar multa para cada eleição que perdeu.


Siara Oliveira/SBN


Deixe seu comentário