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Sem água, moradores de Lajedão continuam recebendo contas em casa

05/04/2016 - 18h21
Sem agua Lajedao

Mesmo sem água chegando às torneiras, a cobrança pelo consumo durante o mês de março já começou a ser entregue na cidade de Lajedão, na região sul da Bahia. Um dos clientes que já está com a conta em mãos é a dona de casa Anedi Ferreira, que vai ter que pagar mais de R$ 150 por 28 mil litros de água, segundo consta no boleto entregue pela concessionária. “Não tem como a gente ter usado esse tanto de água”, alega a consumidora.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura entraram com uma ação no Ministério Público pedindo a suspensão da cobrança de algumas faturas. “A legislação diz que abaixo de 50% do mínimo, a população seria isenta. Então, a gente pediu justamente à Embasa que esses três meses [outubro, novembro e dezembro] não fossem cobrado esse valor”, afirmou Júnior Freira, presidente do Conselho do Meio Ambiente.

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O desabastecimento em Lajedão começou com a falta de chuva no mês de setembro do ano passado. Já em janeiro, a chuva caiu forte e rompeu uma das duas barragens que abastecem a cidade. Depois disso, parou de chover novamente e a situação se agravou.

Mesmo com a estiagem prolongada, uma represa continuou funcionando abaixo da capacidade para atender os moradores. A última captação feita no local foi há 20 dias.

Agora, a distribuição de água em Lajedão é feita em carros-pipa, mas o que chega para os moradores não dura muito. “A casa da gente está uma porqueira porque não tem água”, reclama uma consumidora.

A concessionária de água está sendo multada pelo Conselho de Defesa do Meio Ambiente em R$ 5 mil por dia para resolver o problema. A multa é retroativa a novembro de 2015. Revoltados, moradores se concentraram em frente à sede da Embasa com as contas de água e pedindo uma solução.

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A Embasa disse que está tomando as medidas administrativas e judiciais e que analisa a possibilidade de cancelar as faturas em locais que ficaram 15 dias seguidos sem água ou 25 dias alternados e que não tenham consumido mais de cinco metros cúbicos de água.

A concessionária também afirmou que, até a próxima semana, vai abrir um novo poço para tentar aumentar o volume de água, já que os três poços em operação não são suficientes para abastecer o município. A empresa destacou que vai adotar outras medidas, como a recuperação da barragem Sete de Setembro, onde houve o rompimento no período de chuva forte.

Por G1/TV Santa Cruz


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