Bahia

Após serem separadas, estado de saúde de gêmeas siamesas se agrava

14/01/2016 - 17h14

gêmeas siamesas Júlia e Fernanda

Segue grave o estado de saúde das gêmeas siamesas de Itamaraju Júlia e Fernanda Neves (5 meses). Elas passaram por uma cirurgia de separação nesta quarta-feira (14), no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia (GO). A cirurgia aconteceu em tempo recorde e durou cerca de 5h30. A previsão inicial era de oito horas.

Segundo boletim médico divulgado na manhã desta quinta-feira (15), mesmo grave, elas seguem estáveis e respirando com ajuda de aparelhos. As bebês estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do HMI e não há previsão de alta.

Júlia e Fernanda Neves (1)

Júlia e Fernanda Neves são naturais de Itamaraju, no extremo sul do Estado. Elas eram unidas pelo tórax e abdômen, compartilhando o fígado e uma membrana do coração. Segundo os médicos, a cirurgia de separação correu bem, sem nenhuma intercorrência.

As bebês chegaram em Goiânia em agosto de 2015, acompanhadas pelos pais Valdenir Neves e Lindalva Nascimento de Jesus. Desde então, elas passaram a ser monitoradas de perto por uma equipe multiprofissional do HMI, liderada por Calil. Durante esse período, os pais e as crianças ficaram hospedadas na Casa do Interior de Goiás.

Júlia e Fernanda Neves (2)

Ajuda

O HMI e o Hemocentro de Goiás (Hemogo) pedem que a população doe sangue O positivo para as meninas, para ser utilizado no período de recuperação. Outros tipos sanguíneos também podem ser doados.

As doações podem ser feitas na sede do Hemocentro, localizado na Avenida Anhanguera n° 5.195, Setor Campinas, entre 8h e 17h, em nome de Maria Clara e Maria Eduarda.

Esta foi a 16ª separação de gêmeos siameses no HMI. A unidade é a única do Sistema Único de Saúde (SUS) apto a realizar a separação de siameses.

O hospital já registrou 33 casos de siameses.

Matéria relacionada:


Deixe seu comentário