Autorizada concessão dos aeroportos de Teixeira de Freitas e Caravelas
Região com grande potencial turístico, o extremo sul da Bahia ganhou um novo motivo para atrair visitantes. Os aeroportos dos municípios de Caravelas e Teixeira de Freitas serão licitados em breve para a gestão de um operador único, ampliando o potencial de serviços.
A autorização para o Governo da Bahia lançar o edital de concessão foi dada pelo Governo Federal na tarde desta terça-feira, 31 de maio, no Ministério dos Transportes, em encontro entre o governador Rui Costa, o ministro Maurício Quintella, os secretários estaduais Bruno Dauster (Casa Civil) e Marcus Cavalcanti (Infraestrutura), entre outras autoridades.
De acordo com o governador, essa autorização é importante para o fortalecimento da aviação regional, além de gerar mais emprego e melhoria de renda na região.
“Com isso, vamos levar novos negócios, mais desenvolvimento e mais turismo para o extremo sul do nosso estado”, assinalou Rui.
O edital de concessão será lançado no próximo semestre e vai permitir que o aeroporto de Teixeira de Freitas, que já recebe voos comerciais, opere de maneira mais estruturada e que o equipamento de Caravelas fique apto a receber voos comerciais.
Comandatuba
O edital de licitação para a concessão do aeroporto de Comandatuba, no município de Uma, no sul do estado, foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (31), no mesmo dia em que foi realizada uma audiência pública, na sede da Secretaria de Infraestrutura, para discutir a concessão do aeroporto de Barreiras.
A concorrência pública vai acontecer no dia 30 de junho, às 10h, na sala de reunião da Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos e Energia, Transportes e Comunicações da Bahia).
A partir da concessão, a empresa vencedora vai administrar e operar o aeroporto, além de ser responsável pela manutenção, exploração das áreas e serviços do terminal.
O aeródromo de Comandatuba possui infraestrutura completa para a aviação geral, e está apto a receber aeronaves comerciais, como o Boeing 737 e Airbus 320, além de aviões executivos.
Mais informações podem ser obtidas no site www.comprasnet.ba.gov.br, ou pelo telefone (71) 3115-4888.
Reformas
Os dois aeroportos já foram delegados ao Governo do Estado e passaram por requalificações. Em Caravelas foram realizados serviços de roçagem e limpeza de todo o sítio aeroportuário, instalação de nova cerca patrimonial e nova biruta, correções no PAA (Parque de Abastecimento de Aeronaves), sinalização vertical e restauração do TPS (Terminal de Passageiros). As duas pistas também foram recuperadas.
Já no terminal de Teixeira de Freitas foram feitos serviços como: limpeza da área patrimonial, sinalização da pista de pouso, construção da SCI (Seção de Combate a Incêndio), recuperação do balizamento noturno, reforma do TPS (Terminal de Passageiros) para adequação a atual legislação, entre outras ações.
O aeroporto foi contemplado no Programa de Aeroportos Regionais do governo federal, que prevê ainda a ampliação da pista, construção de novo terminal e Seção Contra Incêndio, além de novo Pátio de Aeronaves.
Mais projetos
A reunião durou mais de duas horas e permitiu a análise de todos os projetos e obras com recursos federais na Bahia. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a Ferrovia Centro Atlântica, a BR-415 (Ilhéus/Itabuna), o Porto Sul foram alguns destaques da pauta.
O governador apresentou ao ministro medidas adotadas em razão da queda dos repasses federais e a consequente redução do ritmo de obras, a exemplo da busca por investidores chineses para a finalização da Fiol e a construção do Porto Sul.
“Quem quer fazer busca uma saída, quem não quer apresenta uma desculpa” resumiu o governador.
O ministro seguiu a mesma linha de raciocínio ao responder que está aberto para dialogar sobre “qualquer solução que possa ser dada” para o prosseguimento dos projetos e obras na Bahia.
SBN/Secom