Justiça
social

Caravana da Justiça Social atende indígenas em Pau Brasil

29/08/2019 - 11h47Por: Ascom SJDHDS

Mais cidadania também foi garantida ao povo Pataxós hã-hã-hães da reserva indígena Caramuru, do município de Pau Brasil. Centenas de índios tiveram a oportunidade de emitir, gratuitamente, certidões de nascimento, casamento, óbito, RG e CPF durante a Caravana da Justiça Social, ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Os serviços foram prestados, até o final de quarta-feira, 28 de agosto, na Secretaria de Assistência Social do município.

Durante toda a manhã, o superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Jones Carvalho, o coordenador estadual de políticas para os povos indígenas, Jerry Matalawê e o cacique da reserva Caramuru, Lucas Santos, acompanharam os trabalhos da caravana, que assistiu crianças, homens, mulheres e idosos de aldeias.

Somos quase 5 mil índios em nossa reserva. Muitas vezes, sair da aldeia para ter acesso a outros órgãos é difícil, e com esse mutirão centralizado do governo do Estado muitos dos nossos estão garantindo uma documentação básica, que fundamental para o fortalecimento cidadania Pataxó”, declarou o cacique Lucas.

Moradora da aldeia, Sirlene Kwata, aproveitou a oportunidade para emitir o CPF do filho, Talyson Akanawê, 2 anos, e também fez o próprio documento.

Com essa chance, fiz logo o meu e o dele. Foi muito tranquilo, tanto o acesso quanto o atendimento”, disse a mãe de Akanawê.

Além deles, a centenária, Edigia Silva, acompanhada pelo neto, Leônidas, também emitiu a segunda via da certidão de nascimento e do RG.

Depois de passar pelo litoral Sul baiano (Camacã e Pau Brasil), nesta sexta-feira, 30, a Caravana da Justiça Social desembarca em Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento.

A Caravana é uma realização do governo da Bahia, por meio da SJDHDS, em parceria com as prefeituras municipais, o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público da Bahia (MP-BA), Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA), Defensoria Pública da Bahia, entre outros órgãos.

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário