Bahia

Diretora do “Lar dos Idosos Mãe Nina” é acusada de assédio moral e descaso aos idosos

26/08/2016 - 18h39

Rosilei Gretter Lopes (1)

Depois de diversas denuncias que recebemos contra a diretora do Lar dos Idosos Mãe Nina em Caravelas, resolvemos ir á cidade apurar os fatos e lá chegando conversamos com diversas pessoas, entre ex funcionários, funcionários e até comerciantes da cidade e todos foram unanimes em dizer que a diretora da instituição que foi construída no governo Jurandir Boa Morte, ameaça funcionários, os perseguem, e não tem os cuidados necessários com os idosos.

Segundo os funcionários que pediram para não ter seus nomes revelados por causa da perseguição, a vida deles virou um inferno depois que a diretora Rosilei Gretter Lopes, assumiu a direção da instituição.

Segundo as denuncias, Rosilei chegou á Caravelas há mais ou menos 5 anos, logo foi trabalhar como assistente social na prefeitura e assim ela foi se aproximando do Lar dos idosos. Muito carismática, pouco tempo depois Rose como é conhecida na cidade, assumiu a direção da casa.

Inda segundo os denunciantes, não demorou muito para que os funcionários começassem a perceber que a vida deles iam se transformar num inferno. A diretora quase não aprece na instituição e quando vai é para assediar moralmente os funcionários.

“Lá ninguém usa material de segurança, não tem luvas, botas, ou qualquer outro material, e as pessoas são chamadas de porcas na frente de todos, não satisfeita com isso, ela agora colocou câmeras e microfones até no banheiro, dizendo que é para ver se pega algum funcionário fazendo coisa errada para ela colocar pra fora sem direito”, disse uma ex funcionária.

“Lá tem funcionários com 10, 15 anos de casa, pessoas que trabalham por amor aos velhinhos, mas a dona Rose tá fazendo tudo para coloca-los na rua, ela quer colocar gente da confiança dela lá dentro, eu mesma já trabalhei lá, sai porque não aguentei a perseguição”.

Outro dia teve uma discussão com uma funcionária que já tem mais de 10 anos de casa, ela ameaçou despedi-la, ai ela falou que se fosse mandada embora ela queria receber os seus direitos, no que Rose respondeu:

“Se acontecer isso eu vou colocar uma placa no meio da rua e falar por que o Lar dos Idosos foi fechado, porque uma funcionaria colocou o Lar no pau” disse revoltada outra ex funcionária.

Outra denuncia muito grave é quanto o cuidado com os idosos. Segundo relatos de um funcionário, quando os idosos ficam doentes e precisam ficar internados, Rose liga para o hospital e pede para o médico liberar o doente, pois segundo ela o lar não tem dinheiro para pagar acompanhante, e ai ela mesma via ao hospital assinar o laudo de liberação.

Rosilei Gretter Lopes (2)

Tem o caso de um senhor que esta com um abcesso na virilha e reclama de dores, foi levado ao hospital e logo em seguida ela foi ao hospital pedir para liberar o paciente, tem outro agravante, quando os funcionários precisam falar com ela, eles não podem chama-la em sua casa porque ela não gosta e o telefone está sempre na caixa.

“Ela já me ameaçou também disse que se eu contar alguma coisa ela me coloca no olho da rua, e agora colocou câmeras em todos os lugares pra vigiar o trabalho da gente, ate no banheiro colocou, microfones pra escutar, como podemos trabalhar num lugar desse em paz? Ela levanta terror lá dentro, e quando tem gente lá daí mesmo que ela fala da gente” disse outra senhora.

Rosilei já está no segundo mandato á frente da instituição, e segundo os funcionários, a eleição é feita de modo simples, ela faz a ata e coloca os funcionários para assinar, e assim ela é eleita par amais um mandato. Rose agora esta trabalhando para passar a direção do lar para a Igreja Católica, mas os funcionários disseram que a intenção dela é continuar mandando, já que ela faz parte da direção da igreja.

“Ela mesma pega os funcionários, faz os papeis e manda a gente assinar e se você não assinar leva advertência, não tem votação”, concluiu outra funcionária.

Conversamos com algumas pessoas do comercio e as informações que recebemos nenhuma foi favorável a diretora, todos foram unanimes em dizer que ela é uma pessoa perseguidora. No inicio da tarde ainda em Caravelas, ligamos umas três vezes para Rose, mas o telefone só dava caixa postal.

É preciso que as autoridades e as famílias caravelenses, principalmente as famílias dos idosos tomem conhecimento e averiguem o que acontece na casa que foi construída para amparar idosos.


Neuza Brizola



Deixe seu comentário